Imprimir

Notícias / Brasil

Relatório do TCU pede bloqueio orçamentário de 2 obras em MT

De Brasília - Bruno Cassiano

Duas obras em Mato Grosso aparecem no relatório de fiscalizações do Tribunal de Contas da União (TCU) em 2011. Os empreendimentos de abastecimento de água no município de Alto Paraguai (MT) e de esgotamento sanitário em Jauru (MT) aparecem entre as 26 obras em andamento, no País, das quais o tribunal pede o bloqueio orçamentário de contratos.

As obras apontadas no documento do TCU, entregue na Comissão de Mista de Orçamento do Congresso Nacional, tem indícios de irregularidades graves. Isso significa que elas não podem receber recursos novos enquanto perdurarem os problemas apontados nas fiscalizações, como superfaturamento, o caso mais recorrente.

Do total das obras, 15 são novas, inclusive as duas do Estado apontadas no relatório, enquanto que 11 aparecem na lista pelo segundo ano consecutivo mesmo depois de os gestores terem assumido o compromisso de corrigirem as irregularidades apontadas pelo órgão fiscalizador.

Foram realizadas 230 auditorias em obras públicas, sendo 161 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Juntas, elas somam dotações orçamentárias de R$ 36,7 bilhões. Segundo a corte de contas, as correções propostas podem gerar uma economia de até R$ 2,6 bilhões aos cofres públicos. (Com informações da Agência Câmara).
Imprimir