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Notícias / Informática & Tecnologia

Internet já responde por 30% das transações bancárias no Brasil, diz BC

Folha Online

A internet é o canal de atendimento bancário que mais cresceu no Brasil em 2008. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Banco Central, o uso da rede mundial de computadores para essa finalidade cresceu 13% no ano passado e já responde por 29% das transações bancárias no país.

Com isso, o uso bancário da internet se aproxima do número de transações realizadas nos terminais de autoatendimento (ATM), que representam 32% do total. Em terceiro lugar, as operações realizadas em agências bancárias responderam por 23% do total.

"As redes de ATM continuam sendo o canal de atendimento por meio do qual são iniciadas a maior parte das transações bancárias, enquanto a internet é o canal com maior crescimento", diz o BC no relatório "Diagnóstico do Sistema de Pagamentos de Varejo do Brasil - Adendo estatístico 2008".

As transações por meio de centrais de atendimento e por telefones móveis apresentaram redução, correspondendo, respectivamente, a 6,2% e 0,1% de todas transações realizadas em 2008.

Valores

Desde 2007, a internet já ocupa a segunda posição como principal canal para essas transações, ano em que superou o número de atendimentos em agências bancárias.

O estudo destaca também o crescimento de 15,8% no valor das operações realizadas pela internet. De acordo com o BC, esse aumento foi puxado pelos pagamentos realizados com cartões de crédito.

Trilhões

Ao todo, foram movimentados pela internet R$ 6 trilhões em 2008, acima dos R$ 5,2 trilhões verificados em 2007 e praticamente o dobro do realizado em 2006.

A maior parte do valor (R$ 3,2 trilhões) se refere às transferências bancárias (TED, DOC e transferências entre contas). Os pagamentos de contas somaram R$ 1,05 trilhão.

Desde 2003, o uso da internet para operações bancárias cresceu 157%. O número de transações por usuário aumentou 57%, para uma média de 191 operações por ano em 2008.

O valor médio movimentado durante todo do ano por cliente foi de R$ 159.868. O valor está abaixo do verificado no ano anterior (R$ 162.804). Essa é a primeira queda verificada nessa comparação nas estatísticas do BC, cuja série começa em 2003.
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