Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

Peru opta por sistema nipo-brasileiro de televisão digital

Folha Online

O presidente peruano, Alan García, anunciou a adoção do padrão japonês-brasileiro para o sistema de televisão digital. A escolha foi acompanhada de um pedido do presidente Lula, a fim de que García promova esta opção na América do Sul, informou o Palácio do Governo em Lima, no sábado (25).

Lula enviou uma carta à García reiterando disposição em trabalhar junto para construir um sistema para a América do Sul que aumente a autonomia tecnológica regional.

"Estou convencido de que este sistema é o mais adequado para nossa região, pois combina recursos de tecnologia de ponta adequados a satisfazer as necessidades comuns de nossos povos", escreveu Lula à García.

Os dois presidentes se reunirão no próximo dia 28 de abril em Rio Branco, no Acre, perto da fronteira entre Peru e Brasil, onde discutirão temas de cooperação bilateral.

O Peru decidiu pela implantação, a partir de 2011, do sistema de televisão digital SBTVD do Japão e do Brasil, depois de descartar os padrões ATSC dos Estados Unidos, DVB-T da Europa e DTMB da China.

O Brasil já havia oferecido ajuda ao Peru quanto à escolha do sistema de TV digital.

A TV digital brasileira estreou oficialmente em 2 de dezembro de 2007, com uma festa para políticos e radiodifusores na Sala São Paulo (centro). Cerca de um ano depois, 0,3% da população tinha acesso ao sinal.
Imprimir