Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Secretária-adjunta participa da segunda reunião do Fórum de Secretários de Meio Ambiente do Bioma Cerrado

Da Assessoria/Sema-MT

A secretária-adjunta de Qualidade Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Lilian Ferreira dos Santos, participa nesta quinta-feira (10.11), em Goiânia (GO), do 2º Encontro do Fórum dos Secretários do Meio Ambiente do Bioma Cerrado. O encontro teve início no Palácio das Esmeraldas, com a presença do governador de Goiás, Marconi Perilo, e logo depois, os secretários se dirigiram para o auditório do Ministério Público de Goiás (MP/GO), onde cumprirão a agenda de debates.

O Fórum dos Secretários Estaduais de Meio Ambiente do Bioma Cerrado reúne gestores de 13 Estados. Esta é a primeira reunião do grupo após a sua instalação, no dia 14 de setembro, em Brasília, durante a Semana do Cerrado. Naquela ocasião, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, elogiou a iniciativa e pediu aos secretários que dessem atenção especial a três temas: política de mudanças climáticas nos estados, investimento em consumo sustentável e combate a queimadas e incêndios florestais.

O secretário do Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho, avaliou como fundamental a implantação do Fórum, para a articulação dos estados, nas ações que visem a preservação do Bioma Cerrado.

O bioma, o segundo maior da América do Sul, ocupa uma área de 2.036.448 km², cerca de 22% do território nacional. Em Mato Grosso a área ocupada pelo cerrado é de aproximadamente 300 mil km², o equivalente a 34% do território estadual. “O Cerrado tem uma importância estratégica para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Mato Grosso”, destacou Vicente Falcão.

PROGRAMAÇÃO – Na programação da reunião, prevista para terminar às 16h30, será realizada palestras, mesas de diálogo e discussões sobre temas como Desmatamento, Macrozoneamento, Criação e Fortalecimento das Unidades de Conservação, entre outros.

O primeiro a falar, o diretor do Departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Mauro Pires, fez uma explanação sobre o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado.

Na sequência, o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Tocantins, Divaldo Rezende, media uma mesa de diálogo sobre o Plano, com ênfase nos temas, Macrozoneamento, Cerrado Patrimônio Natural; Desmatamento; Potencialidades do Cerrado para a Ciência e Tecnologia; Criação e Fortalecimento das Unidades de Conservação e Fundo Amazônia - investimentos no Arco do Desmatamento.

Na parte da tarde, os participantes da reunião discutirão as propostas de estruturação administrativa do Fórum, votarão o regimento interno e definirão o cronograma de trabalho e uma agenda comum a ser debatida no próximo encontro. Também está prevista a escolha da diretoria executiva.

Além de Goiás e Tocantins, Mato Grosso faz parte da executiva provisória da entidade. Participam do Fórum os secretários do Meio Ambiente do Distrito Federal, Maranhão, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia.

Participam da reunião representantes do Senado, Câmara Federal, Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).
Imprimir