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Notícias / Educação

Diretora destaque no Prêmio de Gestão Escolar relata vivência em escolas americanas

Da Assessoria/Seduc-MT

A construção do Projeto Político Pedagógico em cada uma das 724 escolas da rede estadual, o processo de Gestão Democrática e a composição dos Conselhos Deliberativos Escolares foram práticas socializadas pela diretora Maria Clélia Lempke, da Escola Estadual Renilda Silva Moraes, de Rondonópolis, em visita aos Estados Unidos. A gestora foi a representante estadual do Prêmio Gestão Escolar que em visita aos Estados Unidos da América (EUA) apresentou as ações desenvolvidas em Mato Grosso aos profissionais que atuam na educação americana.

A metodologia de trabalho adotada em Mato Grosso despertou extremo interesse nos professores e gestores norte-americanos. Durante três semanas, a diretora mato-grossense e outros 23 diretores de escolas brasileiras destaques do Prêmio de Gestão Escolar (Ano Base 2010) trocaram experiência com os educadores norte-americanos. Maria Clélia trouxe na bagagem a percepção de que muitos problemas, entre eles a falta de disciplina e ausência dos pais, são pertinentes a realidade dos profissionais, independente do país. Entretanto, o grande diferencial são as estratégias implementadas para a construção de uma educação de qualidade. Em Mato Grosso, conforme ela relatou, optou-se por implementar princípios democráticos que fortalecem o coletivo para identificação de fragilidades e desenvolvimento de ações que ajudem na transformação desse cenário.

Durante a viagem esteve na capital dos EUA, Washington (DC), onde participou de seminários sobre administração escolar, mas permaneceu a maior parte do tempo na cidade de Hartford - no Estado da Virgínia. Lá, pôde conhecer com mais detalhe as práticas educacionais adotadas. Uma das peculiaridade percebidas foi a ausência de um Plano Estadual de Educação. "O sistema educacional é único e regido pelos Distritos (municípios) que possuem superintendências para apoio pedagógico as unidades escolares. E essas, não dispõem de Projetos Políticos Pedagógicos", relata.

Em Hartford as unidades escolares adotam o regime de seriação e as escolas funcionam para atendimento específicos. Há unidades de Ensino Infantil (até a 2ª série), de nível elementar (3ª a 6ª série), e de nível intermediário (de 7ª e 8ª séries). As escolas de Ensino Médio são chamadas de ‘Hight Scholl’. Eles possuem uma jornada de aula de sete horas, com ingresso às 8h30 e saída às 15h30. Outro ponto que despertou a atenção foi o fato dos profissionais da educação serem submetidos a avaliação a cada cinco anos.

A conclusão a que chegou foi de que “temos profissionais de extrema dedicação e trabalhamos de maneira árdua para um sistema cada vez mais fortalecido de educação. Devemos nos fortalecer, cada vez mais”.

Diário de Bordo

Relatos diários sobre as experiências foram feitos pela diretora e, posteriormente, serão socializados com a comunidade escolar, bem como profissionais e diretores das demais unidades da rede estadual de Rondonópolis com o auxílio da Assessoria Pedagógica do município. Sobre o prêmio ela frisa que se prepara para a edição de 2012 e avalia: "todo o trabalho é coletivo. As práticas são enriquecidas diariamente. As ações não dependem exclusivamente do gestor. As escolas devem sim participar do Prêmio de Gestão Escolar".

Visita

Antes de retornar a cidade de Rondonópolis, a diretora visitou a Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) onde foi recebida pelo secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes. Na oportunidade socializou a vivência dos EUA com a equipe da Superintendência de Gestão Escolar, responsável pelo Prêmio de Gestão Escolar, em Mato Grosso.

A unidade


A Escola Estadual Renilda Silva Moraes existe há 31 anos, atualmente atende a 876 estudantes do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º Ciclos). A equipe de trabalho conta com 79 profissionais. Um ano antes de ser escolhida como Destaque Estadual de 2010, a escola já havia participado do Prêmio Gestão Escolar e ficou entre os cinco melhores trabalhos apresentados em Mato Grosso.
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