Imprimir

Notícias / Educação

Vestibular pode mudar neste ano

Éryca Monteiro - De Brasília

O vestibular pode ser alterado ainda este ano em todo país. O Ministério da Educação, juntamente com reitores, coordenadores de processo seletivo, além de representantes ligados a área educacional discutiram, hoje (27) em Brasília, o modelo de vestibular unificado, que pode ser adotado em todo o país a partir de 3 e 4 de outubro.

Conforme explica a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, o processo seletivo seria aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, cada universidade, devido a sua autonomia, pode escolher a forma como pode adotar os dados dessa avaliação. Segundo explica a reitora, a instituição pode usar só os dados do Inep, os dados do Instituto e mais um processo seletivo local, ou ainda considerar uma porcentagem dos dados do Inep. De qualquer forma, os alunos poderão concorrer, nesse processo, a vagas em cinco universidades do país.

Maria Lúcia afirma que o assunto será discutido primeiro com a comunidade acadêmica para que seja tomada uma decisão. “No dia 4 de maio haverá uma discussão com a comunidade externa e no dia 11 de maio com o Conselho de Ensino e Pesquisa para que daí uma decisão seja tomada”.

Porém, a reitora já se mostra totalmente favorável a proposta, segundo ela essa mudança proporcionará uma melhora na questão do acesso principalmente para quem tem baixa renda, também terá reflexos no ensino médio que terá que favorecer a questão do conhecimento ao invés da formação e além disto, esse modelo seria um fechamento para o processo de avaliação da educação em todo o país.

Imprimir