Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Gripe atinge 90 milhões de crianças por ano, estima estudo

G1

Um estudo divulgado na revista médica "The Lancet" revelou que 90 milhões de crianças abaixo de 5 anos contraem gripe em todo mundo por ano, com um grande impacto no desenvolvimento de pneumonias. Os dados foram divulgados na mesma semana em que se comemora o Dia Mundial da Pneumonia (sábado, dia 12).

Os autores do estudo reuniram dados de 8 milhões de crianças coletados em 43 pesquisas anteriores. Com essas informações, eles montaram uma estimativa da incidência da doença e descobriram que, dos 90 milhões de novos casos anuais, 20 milhões deles estão ligados a pneumonias posteriores. Isso representa 13% do total de pneumonias pediátricas no mundo.

As ocorrências de gripe são responsáveis pela estadia de 1 milhão de pessoas em hospitais por ano. Mortes por pneumonia ligadas a gripes anteriores chegam a 111,5 mil em 2008, sendo que 99% dos óbitos aconteceram em países em desenvolvimento.

Com o estudo, os cientistas descobriram que o vírus da gripe é o segundo agente infeccioso mais comum ligado a crianças com pneumonia no mundo.

As estimativas mais recentes sobre a incidência e a mortalidade de pneumonias causadas por bactérias como a Streptococcus pneumoniae e a Haemophilus influenzae e o vírus sincicial respiratório (RSV, na sigla em inglês) não são suficientes para explicar o peso da doença em crianças. Para isso, é preciso conhecer melhor outros agentes patógenos como é o caso do vírus da gripe.
Imprimir