Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Autoridades do Rio de Janeiro discutem aperfeiçoamento do sistema de alerta para chuvas

Agência Brasil

Com a finalidade de prevenir desastres como os ocorridos no início deste ano na Região Serrana, representantes da Secretaria Estadual do Ambiente e das defesas civis do estado e de 19 municípios do Rio de Janeiro, se reuniram hoje (11) para o aperfeiçoamento do Sistema de Alerta de Cheias nestas áreas.

No encontro, também foi anunciada a aquisição de dois radares meteorológicos que preveem a intensidade e o volume de chuva em no máximo três horas. Segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, essa tecnologia deve ser empregada no início do próximo ano, assim como a instalação de estações de radiocomunicação nas regiões norte e noroeste do estado.

O secretário disse que o país tem que ter cultura de prevenção. “Não adianta produzir uma informação boa, tem que ter uma estrutura boa e exercícios. Nós vamos fazer exercícios na região serrana, na baixada para a população treinar. O Brasil não tem a cultura da prevenção. Em Cuba, todo o mundo sabe o que fazer quando tem ciclone, no Chile, todo mundo sabe o que fazer, porque desde garoto treina para terremotos”.

O Sistema de Alerta de Cheias existe há quatro anos e é uma iniciativa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. As chuvas que atingiram a Região Serrana, em janeiro deste ano, deixaram mais de mil mortos e devastaram diversos municípios e consideradas a maior tragédia climática do país.
Imprimir