Imprimir

Notícias / Economia

Comércio varejista pode funcionar no feriado

Da Redação - LB

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Paulo Gasparoto, esclarece que a convenção coletiva 2011 estabelece que está autorizado o trabalho no feriado do Dia da Proclamação da República, próximo 15.

“Só não está permitido o funcionamento do Comércio no dia 2 novembro, Finados, Sexta–feira Santa, 1º de Maio (Dia do Trabalho), 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Ano Novo). Nos demais as lojas podem funcionar, desde que respeitados os critérios trabalhistas”. Bancos não funcionam no dia 15.

Como observado neste ano, no feriado de Finados, tendo pago os salários do funcionalismo público Estadual e Municipal, e sendo ponto facultativo nos órgãos públicos, os acréscimos nas vendas são praticamente certos, segundo a CDL Cuiabá.

Na semana que vem esta história pode se repetir, já que o funcionalismo emendará novamente (conforme o Decreto Municipal nº 5.090 de 9 de novembro de 2011 e Decreto n. 3.052, de 14 de dezembro de 2010), fechando na segunda-feira e terça-feira. Mas, em menores percentuais, pois no início do mês circula mais dinheiro do que na segunda quinzena. A aposta do Comércio é que a população aproveite para ir às lojas renegociar suas dívidas pendentes, com mais calma.

A CDL Cuiabá registra até 20% de incremento nas vendas nestes períodos, que podem variar de acordo com o segmento do Comércio. “No feriadão que antecedeu o dia 2, ou seja, dos dias 29 de outubro ao dia 1 de novembro, um levantamento da CDL Cuiabá apontou acréscimos de 11,78% nas vendas sazonais”, informa Gasparoto.

Nos shoppings da capital, normalmente, durante os feriados são observados picos de movimento, que chegam a 20%. Entretenimento e a praça de alimentação são os mais movimentados.

O horário de funcionamento dos shoppings vai das 11h às 22h Praça de Alimentação e Entretenimento, e das 14h às 20h, lojas. Restaurantes fora do centro comercial também são beneficiados, durante o feriado, com um aumento na procura que atinge 15%. Os bares e restaurantes noturnos, na véspera de feriado, observam uma alta de 70% no fluxo de clientes.

As informações são da assessoria de imprensa.
Imprimir