Imprimir

Notícias / Esportes

Procurador é homenageado por trazer jiu-jitsu a MT

Da Redação - Lucas Bólico

O procurador do Estado José Vitor Gargaglione será condecorado com uma honraria concedida pelo governador Silval Barbosa (PMDB) pelo sucesso nos tatames e por ajudar a introduzir o jiu-jitsu no Estado.

Do Rio de Janeiro, onde aprendeu a arte marcial, Gargaglione trouxe em sua mala o quimono e a habilidade no esporte quando veio para Mato Grosso em meados dos anos 1980.

“O jiu-jitsu em Mato Grosso surgiu na década de 80 com o meu incentivo, e hoje é destacado nacionalmente”, gabou-se ao Olhar Direto. Gargaglione será mais um dos atletas a receber a “Comenda do Mérito Esportivo” das mãos do governador nesta terça-feira (15).

O procurador lembra que quando chegou em Mato Grosso, o esporte além de não ser praticado não era conhecido e muito menos reconhecido por aqui.

A relação do procurador com o jiu-jitsu é tão forte, que ele, inclusive, foi casado com uma descendente da família Gracie, o “clã” que difundiu a arte marcial no Brasil e criou o que hoje se chama de Brazilian Jiu-jitsu, uma das técnicas mais usadas nos octógonos das Artes Marciais Mistas (MMA, em inglês) pelo mundo.

A homenagem será feita a mais de 300 pessoas, incluindo atletas na ativa e aposentados, dirigentes, mordomos, médicos, técnicos, representantes da imprensa, beneméritos massagistas, membros do Tribunal de Justiça e líderes de torcida. A entrega do prêmio foi instituída pelo decreto nº 256, de 06 de abril de 2011, e deve ocorrer anualmente, sempre no dia 15 de novembro.
Imprimir