Imprimir

Notícias / Esportes

Com mais de 30 vitórias, pugilista mato-grossense será homenageado

Da Redação - Alline Marques

Com um cartel de 35 lutas e 33 vitórias, sendo 30 por nocaute, o pugilista mato-grossense Lino Barros será homenageado nesta terça-feira com a Comenda de Honra ao Mérito Esportivo de Mato Grosso, juntamente com outros 300 esportistas que levaram o nome do estado para fora do país.

Lino nasceu em São José do Rio Claro (315 km ao Médio Norte de Cuiabá) e paixão pelo esporte veio aos 14 anos quando começou treinar karatê, mas de tanto assistir as lutas de boxe na televisão resolveu mudar de modalidade e se encontrou.

Para Lino, o boxe não é apenas um esporte, mas é a oportunidade de mudar a vida das pessoas. No caso dele, além de torna-lo um campeão dentro do ringue, também o fez uma pessoa melhor fora dele. “O boxe é um esporte que acalma e direciona a agressividade para outro lado”, afirmou em entrevista ao Olhar Direto.

Apesar de atualmente ser atleta do Palmeiras, Lino continua federado por Mato Grosso e tem orgulho de falar do estado onde nasceu. Sua ligação com as terras de Rondon não serão quebradas tão cedo, já que seu filho também mora aqui e sempre que pode volta para a terra natal visitar a família.

Lino levou o nome de Mato Grosso para o mundo e conquistou a medalha de prata nos Jogos Panamericanos de Winnipeg em 1999, também disputou as Olímpiadas de Sidney em 2000. Atualmente, é o oitavo no ranking da Associação Mundial de Boxe e 12º no ranking pela Organização Mundial de Boxe. Ele luta pela categoria cruzador e também é o atual campeão latino-americano.

Com todas estas conquistas, Lino é atualmente o pugilista melhor ranqueado do Brasil. Só que nem tudo foram flores na carreira do boxeador e muitas vezes não teve o apoio esperado pelo governo do Estado, mas receber a homenagem nesta terça-feira (15) é o reconhecimento de toda essa luta.

“Sinto honrado de ser lembrado e acho muito importante a iniciativa, porque não é da cultura do nosso país homenagear seus atletas. Isso é algo muito importante para servir de referência para outros jovens. Estou realmente muito feliz e fiz questão de vir receber a comenda”, afirmou Lino.
Imprimir