Imprimir

Notícias / Esportes

Contra o desesperado Ceará, Timão busca resgatar rotina de vitórias

Globo Esporte

Líder com pouca folga e faltando quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Corinthians tenta na noite desta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no estádio Presidente Vargas, recuperar uma doce rotina que não vê há tempos. Diante de um desesperado Ceará, que voltou à zona de rebaixamento na última rodada, os comandados de Tite buscam conseguir novamente emendar uma vitória na outra, sem tropeçar em uma equipe ameaçada.

Desde julho o Corinthians não vence duas seguidas. A última série - muito boa, aliás - teve sete vitórias consecutivas no torneio – bateu na sequência Fluminense, São Paulo, Bahia, Vasco, Atlético-GO, Internacional e Botafogo. A série só foi quebrada por uma derrota para o Cruzeiro, no Pacaembu. Com o Vasco na cola, o Corinthians precisa deixar as recentes oscilações de lado para seguir na ponta da tabela. Atualmente, o time tem 61 pontos como o clube do Rio de Janeiro – que no mesmo dia e horário enfrenta o Palmeiras, no Pacaembu - , mas lidera por ter mais vitórias que os cariocas (18 a 17).

O Vozão, que voltou para a degola depois de perder em casa para o Santos na última rodada, tenta repetir um feito alcançado pelo América-MG. Há duas rodadas, o Coelho conseguiu uma vitória surpreendente sobre o Timão, em Minas Gerais, por 2 a 1. Na ocasião, o Alvinegro só não perdeu a primeira posição porque o Vasco também foi derrotado - caiu para o Peixe, na Vila.

Para conseguir o apoio do torcedor e afastar a possibilidade de queda para a Série B do Brasileiro, a diretoria do Ceará reduziu o preço dos ingressos para a partida. As arquibancadas, por exemplo, custam R$ 20.

A Rede Globo transmite o confronto para todo o estado de São Paulo e para as cidades de Recife e Petrolina (PE), e Juazeiro do Norte (CE), a partir das 21h50 (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 21h50 (de Brasília).



Ceará: com o espaço curto de tempo para treinar, Dimas Filgueiras realizou só um coletivo na tarde desta terça-feira, longe da torcida, no Estádio Municipal de Aquiraz, distante 30 km de Fortaleza. Mesmo com as dúvidas, a provável escalação vai no esquema 4-4-2 com: Fernando Henrique; Heleno, Fabrício, Daniel Marques e Eusébio; Juca, Michel, João Marcos e Thiago Humberto; Felipe Azevedo e Osvaldo.

Corinthians: sem poder contar com Paulinho, suspenso, o técnico Tite terá de promover uma mudança no meio-campo. Edenilson ganhou a vaga para atuar ao lado de Ralf. Na lateral direita, Alessandro volta ao time depois de cumprir suspensão automática contra o Atlético-PR. Adriano, que foi relacionado pela primeira vez para uma partida fora de São Paulo, deve seguir no banco de reservas. Assim, o Corinthians deve jogar com: Julio César, Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Edenilson e Danilo; Willian, Emerson e Liedson.

Ceará: o goleiro Adílson, o lateral-esquerdo Vicente, o volante Rudnei e o meia Luizinho, todos lesionados. O zagueiro Diego Sacoman também não participa da partida, pois está em fase final de recuperação de uma contusão.

Corinthians: Alex, Chicão e Jorge Henrique, lesionados. Paulinho, suspenso.

Ceará: Anderson Luis, Boiadeiro, Edmílson, Erivélton, Felipe Azevedo, Róger e Vicente.

Corinthians: William, Danilo, Ralf e Chicão.

Elmo Alves Resende Cunha (GO) apita a partida, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Marrubson Melo Freitas (DF). Ao todo, Elmo participou de sete jogos, aplicou 30 cartões amarelos (média de 4,2) e dois vermelhos (média de 0,2), marcou 229 faltas (média de 32,7) e dois pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelhos e 35,7 faltas. Destes amarelos, 17 foram para mandantes e 13 para visitantes. Ele apitou um jogo do Timão e nenhum do Ceará na Série A deste ano: Corinthians 0 x 2 Botafogo, pela 29ª rodada.

Ceará: No atacante Felipe Azevedo. Ele vem sendo o destaque do time de Porangabuçu nos últimos jogos, participando sempre das jogadas que resultam em gol e também marcando os seus quando aparece uma oportunidade. Nas últimas três partidascomo titular contra (Fluminense, Avaí e Santos), Felipe Azevedo deixou a sua marca. São três gols em três partidas.

Corinthians: o Timão tem a melhor defesa do Campeonato Brasileiro, com somente 35 gols sofridos - dois a menos que seu principal concorrente pelo título, o Vasco.

João Marcos, volante do Ceará: “Na Série A é assim. A gente não tem tempo para ficar lamentando resultado negativo. Por isso, todo o grupo já está pensando no jogo contra o Corinthians. Não teremos muito tempo para se preparar, mas não podemos mais errar na competição. Precisamos jogar tudo o que sabemos para buscar as vitórias necessárias”.

Tite, técnico do Corinthians: "Mantemos o respeito ao Ceará, assim como tivemos contra Vasco e São Paulo. Temos de pegar vitórias e derrotas para tirarmos de lição."* Quem ganhou mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Ceará e Corinthians já disputaram 12 partidas na história, com larga vantagem para os paulistas: sete vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.

* O Ceará disputou 71 jogos este ano, com 36 vitórias, 13 empates e 22 derrotas. O time marcou 115 gols e sofreu 88.

* Ao lado do Fluminense, o Corinthians é o time que mais venceu no campeonato: 18 vezes. Metade dessas vitórias foram obtidas nas dez primeiras rodadas da competição, quando o Timão somou 28 dos 30 pontos disputados.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Ceará fizeram um confronto com muitos gols. O placar de 2 a 2 no Pacaembu foi construído com Paulinho e Alex marcando ainda no primeiro tempo, assim como Osvaldo. A vitória parecia certa para os paulistas, não fosse o gol de Rudnei, aos 40 minutos do segundo tempo.
Imprimir