Imprimir

Notícias / Economia

Programa estimula desenvolvimento do setor industrial de MT

Da Redação/Com Assessoria

Indústrias de Mato Grosso podem obter subsídios de até 90% para investimentos na contratação de serviços de Educação Profissional e consultorias técnicas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). Trata-se da edição 2009 do ‘Programa Indústria em Ação’, uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), com apoio do governo do Estado. O objetivo é fortalecer o setor, por meio da capacitação de mão-de-obra e serviços técnicos e tecnológicos. O programa reúne nove projetos em diversas áreas, responsáveis por beneficiar a cadeia produtiva em todo o Estado.

Criado em 2007 para fomentar a produtividade, competitividade, redução de custos e lucratividade das indústrias de Mato Grosso, o programa apresenta, em 2009, além do aumento no subsídio, novidades no que se refere às áreas de atuação. Meio ambiente e responsabilidade social ganharam projetos especiais. “São preocupações constantes do setor industrial, mas que muitas vezes precisam de um direcionamento”, explica o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo. Alguns segmentos industriais como o de alimentos e bebidas, madeira e mobiliário, têxtil e vestuário também contam com projetos específicos. “Os demais projetos atendem a praticamente todos os tipos de indústrias”, salienta.

Entre as metas do ‘Indústria em Ação 2009’ está a qualificação de mais de seis mil trabalhadores, na primeira etapa do programa. “Por meio da difusão de tecnologias, inovação e qualificação profissional, o Senai-MT cumpre seu papel no apoio ao desenvolvimento das indústrias e, consequentemente, de Mato Grosso”, afirma Figueiredo. E o diretor destaca: “É uma oportunidade de crescimento para as indústrias, a um custo quase simbólico”. Para as empresas que não pertencem ao segmento industrial, o subsídio do programa é de 30%.

PROJETOS – Todos os nove projetos do ‘Indústria em Ação 2009’ buscam oferecer às empresas a qualificação de mão-de-obra e assessorias técnicas. São eles: Alimentec, Núcleo Gestor da Madeira, Boas Práticas de Segurança na Indústria, Vestêxtil, Indústria para todos, Programa de Gestão Industrial, Programa Mato-grossense da Qualidade (Quali-MT), Pró-Indústria e Gerenciamento Ambiental para a Indústria Mato-grossense.

Desde que foi lançado, o Programa já registrou cerca de 20 mil matrículas em cursos de Educação Profissional, além de mais de dois mil atendimentos em serviços. Somente em 2008, o ‘Indústria em Ação’ chegou a 54 municípios de Mato Grosso. Para saber mais sobre quais os produtos e serviços oferecidos pelo programa, além de como participar, os interessados devem acessar o site do Senai-MT: www.senaimt.com.br. As empresas que aderiram em 2008 podem utilizar o mesmo cadastro. Outras informações no site ou pelo telefone: (65) 3611-1533.
Imprimir