Imprimir

Notícias / Brasil

Fiscais da lei antiálcool farão blitz à paisana em SP

G1

No primeiro dia da blitz da lei antiálcool, realizada neste sábado (19), os fiscais multaram oito comerciantes na capital e doze no estado de São Paulo. O cerco vai apertar mais ainda para os donos dos estabelecimentos que venderem bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Agora, vai ter fiscal à paisana vistoriando o comércio.

Foi fácil identificar os fiscais da blitz antiálcool na madrugada, na capital paulista. No entanto, o comerciante que desrespeitar a nova lei poderá ser surpreendido, pois muitos fiscais vão chegar sem uniforme, como se fossem clientes.

“Nós vamos estar vestidos normalmente como qualquer cidadão, circulando pelos estabelecimentos. A partir do momento em que você identifica [a infração], ele vai ser autuado e aí sim o fiscal se identifica”, contou Cristina Megid, diretora do Centro de Vigilância Sanitária estadual.

A blitz deste sábado começou à meia-noite e terminou às seis da manhã. Os fiscais da Vigilância Sanitária e do Procon percorreram 1.168 pontos de comércio em todo o estado. A maioria das multas foi aplicada por causa da presença de adolescentes consumindo bebida alcoólica no comércio, o que é a grande novidade da lei, porque a venda de bebida alcoólica para menores já era proibida.

Em uma casa noturna da Zona Sul de São Paulo, os fiscais encontraram uma adolescente bebendo. Segundo a Secretaria da Saúde, ela conseguiu a bebida apresentando um documento falso, como se fosse maior de idade. Mesmo assim, o dono do local foi multado. A jovem foi à delegacia, mas os policiais a liberaram.
Imprimir