Imprimir

Notícias / Esportes

Para 81% dos internautas Ronaldo merece voltar para a seleção brasileira

Globo Esporte

Quando Ronaldo retornou ao futebol brasileiro no final do ano passado, contratado pelo Corinthians, muitas dúvidas surgiram nas cabeças dos torcedores. Aos poucos, o Fenômeno está respondendo a todas elas. “Será que vai perder peso e voltar à forma?” Sim, ele treinou forte, se dedicou e emagreceu quase 10 quilos. “Será que vai ser competitivo novamente?” Sim, em dez jogos já marcou oito gols e está a um passo de ser campeão paulista. “Será que ainda tem lugar na seleção brasileira?”

Em 2002, no Japão, o seu grande momento na seleção com os gols na final e a conquista do título
Para 81% dos internautas do Globoesporte.com, sim. Em enquete feita durante segunda e terça-feira, 209.633 pessoas votaram. E a grande maioria acha que o atacante do Timão merece voltar a vestir a amarelinha. Outros 19% responderam que não.

Ronaldo não é convocado para a seleção brasileira desde o fim da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, quando o Brasil foi eliminado pela França nas quartas-de-final. Na ocasião, ele e outros do elenco foram criticados por abusarem das noitadas nos momentos de folga durante a fase de preparação, na Suíça.

Desde que Dunga assumiu o comando da seleção, depois do Mundial, Ronaldo não foi mais chamado. Recuperado de cirurgia (a terceira) no joelho, o Fenômeno volta a ser cogitado agora. Após as últimas atuações pelo Corinthians, principalmente pelos dois golaços que marcou no Santos, domingo passado na Vila Belmiro, na vitória do Timão por 3 a 1 pela decisão do Paulistão, a pergunta retornou às discussões: “Ronaldo tem vaga na seleção?”

- Se continuar marcando gols, Ronaldo inevitavelmente precisa ter uma chance na seleção brasileira. Será merecido - disse Romário, em entrevista ao jornal “O Globo”.

Questionado se pensa em seleção, o Fenômeno disse que não descarta a possibilidade. Mas não escondeu um certo ar de “sim, eu quero”.

No Corinthians, oito gols em dez partidas - Quem tem de avaliar se eu tenho condições é o Dunga. Eu estou fazendo o meu melhor no Corinthians, como disse desde o início. Se for suficiente para ser chamado e se for merecedor, lógico que eu ficarei grato de voltar à seleção - afirmou.

Nas últimas convocações, os quatro atacantes cativos nas listas de Dunga são Alexandre Pato (Milan), Robinho (Manchester City), Luís Fabiano (Sevilla) e Adriano (sem clube). Além deles, o técnico já chamou Afonso Alves, Jô, Amauri... Com a saída de Adriano do Internazionale e a falta de um matador, o nome de Ronaldo ganha força. Pelo menos entre os torcedores.

Maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 15 gols, Ronaldo está com 32 anos. A ideia de convocá-lo para um jogo de eliminatórias ainda é considerada remota, mas chamá-lo inicialmente para um amistoso seria uma possibilidade na CBF. Se ele voltar à seleção, certamente surgirá outra pergunta:“será que ele poderia jogar mais uma Copa?”. No Mundial da África do Sul, em 2010, ele estará com 33 anos. Alguém arrisca duvidar?
Imprimir