Imprimir

Notícias / Mundo

Procuradoria quer confiscar bens da esposa de Madoff

G1

O chefe das Forças Armadas de Madagascar, Andre Ndriarijaona, disse nesta segunda-feira (16) que 99% das tropas estão a favor do líder oposicionista Andry Rajoelina, que contesta o poder do presidente do país, Marc Ravalomanana.

"Nós estamos a favor do povo malgache", disse. "Se Rajoelina pode resolver o problemas, estamos com ele.

Ndriarijaona liderou um motim na semana passada, derrubando o chefe anterior do Exército.

Pressionado pela oposição a renunciar, o presidente Ravalomanana disse no domingo que, "se for necessário", fará um plebiscito para encerrar crise política e de violência que o país vive desde janeiro. 

"Sigo no poder e, se for necessário, organizaremos um plebiscito" para resolver a situação, disse Ravalomanana diante de uma manifestação de seus seguidores reunidos em frente ao Palacio Presidencial de Iavoloha.

Ravalomanana respondeu assim às seguidas reivindicações do líder da oposição, Andry Rajoelina, que neste fim de semana exigiu novamente sua renúncia, acusando-o e desviar dinheiro público e violar a Constituição.

A crise em Madagascar começou em 26 de janeiro, quando Rajoelina liderou uma manifestação de protesto contra Ravalomanana, em Antananarivo -da qual era prefeito.

Ali começou uma onda de confrontos com a polícia que terminou com 140 mortos e sua destituição do cargo.
Imprimir