Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Vigilância Ambiental alerta para o alto índice de infestação predial

Da Assessoria/ Ascom Rondonopolis

As ações de combate à dengue devem ser intensificadas em Rondonópolis, atendendo a recomendação do Ministério da Saúde feita a todos os municípios prioritários que estão incluídos no Plano Nacional de Combate à doença. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Vigilância Ambiental, realizou entre os dias 21 e 23 de novembro, mais uma Leitura de Índice Rápido para Aedes Aegypti – Lira. O objetivo é detectar o índice de infestação predial do vetor, identificar os principais tipos de criadouro e classificar a cidade quanto ao risco de uma epidemia.

Entre os três dias, a equipe de fiscais dos departamentos de Vigilância Sanitária (Visa), Saúde Coletiva e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) participou das visitas em cerca de 5.300 imóveis, com a finalidade de orientar a comunidade. O resultado da pesquisa apontou 2,4% para casos positivos, o que classifica Rondonópolis como médio risco.

O gerente do Núcleo da Vigilância Ambiental, Edgar da Silva Prates, explica que nesta etapa o Distrito da Vila Operária e a região do Jardim Iguaçú e Cidade Alta apresentaram os maiores índices. “O que mais chama atenção e nos deixa preocupados é que as amostras com o resultado positivo foram coletadas nas casas e não nos terrenos baldios”, fala.

Edgar enfatiza que antes o problema era causado pela falta de limpeza. “Com os trabalhos de gradeação que a equipe do Poder Público desenvolve, além de melhorar o aspecto urbanístico, diminuiu o risco da proliferação do mosquito”, lembra.

Com o resultado do Lira, o próximo passo é promover ações de prevenção. “Precisamos do apoio dos moradores. Vamos fazer mutirões de limpeza e conscientização, mas a comunidade precisa fazer sua parte. Cuidar dos vasos de plantas, bebedouros de animais e recipientes que armazenam água é essencial”, lembra.

Outra preocupação da equipe da Vigilância Ambiental é para o alto índice de casos de leishmaniose. De acordo com Edgar Prates, o mosquito se reproduz em material orgânico em decomposição, como resto de frutas, folhas e terrenos sujos.

RESIDENCIAL PADRE LOTHAR

Nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, das 8 às 17 horas, a equipe da Prefeitura de Rondonópolis realiza um mutirão de serviços em combate à dengue e leishmaniose no Residencial Padre Lothar. Serviços de saúde e emissão de documentos pessoais também vão ser disponibilizados aquela população de forma gratuita.
Imprimir