Imprimir

Notícias / Esportes

Arsenal já sonha com o Campeonato Brasileiro

Da Assessoria/

A Temporada 2011 do Cuiabá Arsenal terminou mais cedo do que o time gostaria. Nos três anos em que disputou competições nacionais (2009, 2010 e 2011), a equipe sempre chegou às semifinais. Em 2010, levou o título nacional e este ano, por muito pouco, não chegou à final. Para o presidente do Cuiabá Arsenal, Orlando Ferreira, o saldo é positivo. “Foi um ano muito produtivo. Crescemos como equipe, descobrimos novos talentos e, mais do que isso, vimos o futebol americano ganhar reconhecimento em todos os estados”.

Para 2012, o foco principal é Campeonato Brasileiro que acaba de ser criado. Esta é a primeira vez que uma competição nacional será organizada pela AFAB, que é a entidade maior do esporte no país. O time participará com o objetivo de disputar o título, mais uma vez. Para isso a equipe pretende fortalecer tanto os trabalhos de formação de novos atletas e a estrutura de treinamento, como as parcerias fora de campo. Além do Arsenal, a expectativa é que o Sinop Coyotes também dispute pela primeira vez um campeonato nacional.

Ferreira observa que o Cuiabá Arsenal está muito bem posicionado no cenário nacional, além de ser um time reconhecido pela força, qualidade dos atletas e bom treinamento. “Somos, sem dúvida, parte da elite do esporte no país. No entanto, quando comparada às equipes americanas, há um longo caminho pela frente”.

Para o presidente, os resultados de 2011, tanto nas partidas quanto fora delas, principalmente pela convocação de oito jogadores da equipe para a Seleção Brasileira, mostram que o planejamento do time funcionou. Os treinamentos deste ano trabalharam muito os fundamentos do esporte, a terminologia básica, um playbook (pacote de jogadas) totalmente novo e uma nova maneira de jogar. Em 2012 será mais fácil progredir já que a base está pronta, o que dá espaço para melhorar e assimilar novos conceitos técnicos. “O Arsenal estará em 2012 muito mais forte do que esteve em 2011”.

Em relação aos jogadores americanos, eles devem retornar aos Estados Unidos em dezembro para voltar a Cuiabá apenas em junho de 2012, quando começam os treinamentos oficiais para a competição nacional. Como ainda não existe uma competição estadual em Mato Grosso, o Arsenal usa o primeiro semestre do ano para a preparação dos atletas locais, tanto na parte física quanto na parte de fundamentos do esporte.

Try out


Assim como em 2011, o time mato-grossense deve realizar mais um try out de jogadores logo no início do ano. Dois dos oito jogadores do Arsenal convocados para a Seleção Brasileira participaram da seletiva 2011 o que mostra a importância do investimento na formação de novos atletas. A rotina de treinos aos fins de semana deve ser mantida e usada para a formação de novos jogadores. “O que faremos é mudar o tipo de treinamento, que deixa de ser focado na parte tática para ser focado na parte de fundamentos”.

Agradecimentos

Ferreira agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá que tornou essa temporada possível. Inclusive, o Secretário Municipal de Esportes, Bosco Cruz, acompanhou a equipe na viagem até o Rio de Janeiro. Além de todos os parceiros da equipe, Demacon, SESI, Livraria Janina, Unic, FCS comunicação estratégica, Sinep-MT, Avenida, Consult Languages, Gráfica expressa 3 irmãos, Gráfica Digital Multicópias, Gráfica Atalaia e Personnalité Brindes, Câmara Municipal de Vereadores, Goiabeiras Shopping, Cabeça de Pacu Compras Coletivas, Trilha Bravo e Giovanni Automóveis, Gelo Grau e Radio Mega95FM.
Imprimir