Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Unemat discute utilização de tecnologia de baixo impacto ambiental na agricultura

Da Assessoria/ Unemat

As formas de utilização de tecnologias de baixo impacto ambiental aplicada à agricultura familiar estão sendo discutidas até sexta-feira (25-11) em evento da Unemat em Cáceres .Promovido pelo Departamento de Agronomia do Campus Universitário “Jane Vanini”, o 1º Seminário de Tecnologia na Agricultura de Cáceres (SETAC) reúne mais de 120 inscritos entre acadêmicos e produtores rurais em palestras e minicursos pautados em projetos de pesquisa , ensino e extensão desenvolvidos pelos pesquisadores da Unemat e de instituições convidadas como IFMT- Campus Cáceres, Embrapa – MT, UFMT e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, e Sigma Agropecuária .

Segundo os organizadores do evento, o foco na agricultura familiar se dá pela características da região Sudoeste do Estado de Mato Grosso, marcada pela prática da agropecuária extensiva e com um número bem expressivo de pequenos produtores oriundos de assentamentos , remanescentes de comunidades tradicionais e imigrantes. A intenção é que o seminário possa, a partir das discussões fomentadas pelos pesquisadores , estudantes e agricultores , contribuir com a transferência de tecnologias impulsionando assim esse modelo de agricultura. “É aplicar a pesquisa realizada na universidade no cotidiano dos produtores. Fazer com que ela chegue e dê respostas às necessidades da comunidade”, explicou a professora Maria Cândida Nunes , da coordenação da SETAC.

A coordendora explica que além de divulgar as ações da universidade , o evento também é uma oportunidade para os acadêmicos conhecer a realidade dos pequenos produtores dessa região. Para que isso se concretizasse, o seminário trouxe na programação o 4º Dia dos Produtores de Hortaliças que reuniu 20 representantes desse segmento oriundos de Cáceres e Curvelândia.

Outra vertente trabalhada no evento foi a relação do acadêmico com o mercado de trabalho. Na programação palestra com egressos do curso de Agronomia do campus de Cáceres demonstrou como o mercado vem recenbendo os profissionais formados pela Unemat.

Na quarta-feira(23-11) uma palestra apresentada pelos professores Arno Rieder e pelo coordenador do campus de Cáceres Anderson Marques do Amaral, que na época da implantação do curso ocupavam os cargos de reitor e assessor do campus de Cáceres respectivamente, abordou o histórico do curso de Agronomia desde a sua implantação , consolidação e os avanços conquistados na produção de pesquisa , extensão e difusão de conhecimento científico e na oferta de ensino com qualidade. História que traz como resultado a formação de 239 profissionais. “ Muitos desses 239 colegas de trabalho estão na qualificação dando continuidade aos seus estudos em cursos de mestrados e doutorados , outros estão atuando em órgãos de governo e empresas, e muitos deles estão nas instituições de ensino e universidades ajudando a formar novos profissionais.”, ressaltou o coordenador do campus de Cáceres e professor do Departamento de Agronomia , Anderson Amaral .

Nessa sexta-feira (25.11) a programação trabalhará o curso de qualidade do solo que tratará dos temas “Intervalo Hídrico Ótimo e sua relação com a qualidade do solo”, apresentado professor da Unemat Cassiano Cremon ;Princípios e Fundamentos do penetrômetro de bancada; Pedologia aplicada ao conceito de qualidade de solo , que será ministrado pelos professor da IFMT- Campus de Cáceres , Juberto Babilônia ; “Fertilidade e qualidade do solo” apresentado pelo professor Milson Evaldo Serafin da IFMT , e “Dinâmica de C e Qualidade que será apresentado pelo professor da UFMT , Wininton Mendes da Silva.

Atuação profissional

Autoridades acadêmicas e políticas parabenizaram os realizadores do SETAC pela iniciativa. O coordenador do campus de Cáceres,

Anderson Amaral falou da importância dos eventos de caráter científico e extensionista para a formação dos futuros profissionais. “ São eventos dessa natureza que permitem a interrelação das disciplinas, revelam novas perspectivas e proporcionam aos estudantes a escolha de sua área de atuação”, falou o coordenador.

O coordenador do curso de Agronomia , Cassiano Cremon, falou do nível de grande qualidade das palestras e minicursos apresentados e que equipara os trabalhos executados pela Unemat aos das instituições de notoriedade nessa área do conhecimento no país. “Chegamos a um nível difereciados equivalentes as das grandes universidades em termos de pesquisa, extensão e ensino de qualidade de excelências nacional e internacional”, afirmou .

O secretário de Agricultura de Cáceres , James Cabral, parabenizou a universidade pelo realização do evento que além de promover a transferência de tecnologia apresenta para o estudante uma vertente de atuação profissional que possui importante fontes de financiamentos e incentivos para o desenvolvimento desse modelo de agricultura.

Também integraram a mesa de autoridades os professores do departamento de Agronomia , Santino Seabra Júnior, Maria Cândida Nunes e Carla Galbiati, e a representante da Pró- reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e Diretoria de Gestão de Políticas Interinstitucionais de Extensão , Dilma Lourença Costa.

O evento recebe o apoio da Proec e Coordenação Regional do Campus de Cáceres


Imprimir