Imprimir

Notícias / Turismo

Depois de adiamentos, City Tour de Cuiabá começa no próximo dia 13

Da Redação / Thalita Araújo

Adiada, a inauguração do City Tour de Cuiabá está prevista para acontecer no próximo dia 13 de maio, representando uma contribuição importante para o turismo na capital. A primeira previsão para lançar o passeio foi o mês de fevereiro deste ano. Depois, foi remarcada para a primeira quinzena de março. Em seguida, adiada para 29 de abril e, agora, para o mês de maio.

O secretário de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cuiabá, Osmário Daltro, explicou que o último adiamento deu-se por conta de um pequeno problema técnico, fruto de uma peça defeituosa do ar-condicionado do ônibus que irá realizar o passeio. Todo o resto da estrutura física, equipe e demais processos já estão prontos, segundo Osmário.

O City Tour é um projeto que começou a ser arquitetado no ano passado e é realizado através de edital de financiamento da UNESCO, em parceria com o Ministério da Cultura e do Instituto Amaterra. O objetivo é levar turistas por um roteiro que tenha um olhar cultural sobre Cuiabá, capital que terá pela primeira vez um projeto do tipo.

Os pontos turísticos listados no roteiro do passeio somam 58 lugares, entre praças, fontes, monumentos, esculturas, igrejas, casarões antigos e outros pontos mais modernos, como shoppings. Tudo isso será contemplado em cerca de mais ou menos três horas de passeio, e os participantes receberão informações turísticas de guias e de materiais impressos, sobre todos os pontos visitados.

Daltro salienta que o ônibus que vai fazer o City Tour é bastante confortável, cabe 32 passageiros, tem instalação de televisor que transmitirá vídeos informativos, atendentes bilíngües e geladeira com água e sucos para os todos. “O City Tour será um passeio muito produtivo, criativo e instrutivo”, diz o secretário.

No primeiro mês o Tour funcionará em caráter experimental, para fazer todos os ajustes necessários. Ainda não se sabe qual será o custo por pessoa, mas Daltro diz que será algo acessível e dentro do preço de mercado, algo entre 15 e 20 reais, ele acredita. O número de saídas por dia também será definido durante o período experimental, em que o City Tour será apresentado para o poder público, imprensa e público em geral. A intenção é que todos possam conhecer e opinar.

Uma vez por mês, o City Tour será gratuito para a Terceira Idade e, duas vezes, para as crianças. Neste momento, a prefeitura está abrindo licitação para contratar empresa que irá tocar o projeto. A prefeitura vai continuar como parceira, fiscalizando, mantendo a idéia e a qualidade do serviço.
Imprimir