Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

Fundação acusa Apple de censura e entra com ação nos EUA

Folha Online

A Electronic Frontier Foundation (EFF), entidade que defende a liberdade no mundo digital, entrou com uma ação nos Estados Unidos contra a Apple em que acusa a empresa de ter mandado retirar tópicos de um site colaborativo --a associação acusa a companhia de censura.

Segundo a EFF, no final do ano passado advogados da Apple enviaram um pedido à empresa OdioWorks LLC, dona do site BluWiki, para que fossem removidos do portal tópicos em que internautas discutiam sobre como transferir músicas para o iPhone e o iPod sem utilizar o programa iTunes.

A alegação era de que os textos infringiam o Digital Millennium Copyright Act (DMCA), regulamentação dos Estados Unidos que permite que detentores de direitos autorais solicitem aos provedores de serviços on-line que bloqueiem o acesso a conteúdos relacionados à quebra dos direitos dos criadores.

A OdioWorks afirma que retirou os tópicos, mas agora entrou com a ação em conjunto com a EFF para que o conteúdo seja restaurado. Os autores da ação também querem uma declaração de que a discussão no site não interferem no DMCA ou nos direitos autorais da Apple. A empresa não se pronunciou sobre o assunto.
Imprimir