Imprimir

Notícias / Agronegócios

Confederação de agricultores pede a Lula mais recursos para financiar safras

Folha Online

A Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura) entregou nesta quarta-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um documento com a pauta de reivindicações que integrarão a edição deste ano do Grito da Terra Brasil. O ato está previsto para acontecer no fim de maio, em Brasília.

O documento, com 203 itens, tem como principais pontos a defesa da reforma agrária, a institucionalização das políticas públicas para a agricultura familiar e as mudanças na legislação ambiental.

Depois da audiência, da qual participaram também os ministro Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) e Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência da República, o presidente da entidade, Alberto Broch, defendeu a ampliação dos recurso para financiamento da safra como forma de estimular a economia local das pequenas e médias cidades do país.

"Queremos que os recursos do Pronaf possam contribuir para aumentar a renda da agricultura familiar, pois somente a soja tem, atualmente, preço cima dos custos de produção", disse Broch, que pede R$ 22 bilhões para o Plano Safra 2009/2010.

Segundo Broch, é preciso um aprofundamento do Plano Nacional de Reforma Agrária e a atualização dos índices de produtividade rural. "Se não tomarmos essas medidas, a própria legislação vigente vai inviabilizar qualquer tipo de reforma agrária no País", afirmou Broch em nota no site da Contag.

Ainda segundo a entidade, Lula não garantiu que vá atender a todas as reivindicações, mas afirmou que a entidade terá motivos para comemorar no fim das negociações.
Imprimir