Imprimir

Notícias / Cidades

Índios invadem Funai no Nortão e cobram cargo de cacique de volta

De Sinop - Alexandre Alves

Índios da etnia Kayapó invadiram a sede da regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Colíder (650 km de Cuiabá), nesta terça-feira, e retiraram de dentro o atual coordenador da unidade, Sebastião Martins. Os indígenas querem que a Funai readmita no cargo de coordenador da unidade o cacique Megaron Txucarramãe, que foi exonerado  há alguns dias.

Txucarramãe disse, em entrevista por telefone ao Olhar Direto, que a manifestação foi uma iniciativa dos próprios índios, que querem sua volta à Funai de Colíder. “Índios querem Megaron na coordenadoria e resolveram cobrar a Funai”.

Segundo o cacique, o manifesto é pacífico e Sebastião Martins não sofreu qualquer tipo de agressão. “Os Kaiapós não tem nada contra ele. A ‘bronca’ é com a Funai, que mandou Megaron embora por causa de protestos contra a usina no Pará”, acusou o líder indígena.

A Funai exonerou Txucarramãe alguns dias após ele liderar um manifesto contra a construção da hidrelétrica Belo Monte, no rio Xingú, no Estado do Pará. Contudo, a autarquia federal nega que o desligamento do cacique da Funai de Colíder tenha relação com as críticas feitas por Txucarramãe contra a usina.

Os Kaiapós informam que não tem prazo para deixar a sede da regional no Nortão de Mato Grosso e insistem na reintegração de seu líder na autarquia. Megaron exercia a coordenadoria desde 1995.
Imprimir