Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Lanche entre refeições pode sabotar dieta, acredita médica americana

Bem Estar

Uma das principais dicas de nutricionistas e médicos especialistas em alimentação para perder peso é: faça pequenos lanches saudáveis entre as refeições, para não ficar com fome demais e atacar o prato na hora do almoço ou do jantar. No entanto, um estudo feito nos EUA indica que as pessoas têm subvertido essa dica ao ponto de o lanchinho acabar fazendo mais mal do que bem para a dieta.

Segundo o trabalho, feito do Centro de Pesquisas Fred Hutchinson, mulheres que fazem um lanche entre o café da manhã e o almoço perdem menos peso do que as que não fazem.

Isso porque, segundo a médica Anne McTiernan, essas pessoas não estavam comendo porque estavam, de fato, com fome, mas simplesmente porque queriam comer alguma coisa.

O comportamento não condiz com o de alguém que está preocupado com uma alimentação saudável e essas pessoas acabam também comendo mais do que deveriam durante as refeições, diz McTiernan.

A pesquisadora e sua equipe acompanharam um grupo de mulheres tentando emagrecer ao longo de um ano. Nesse período, quem fazia lanches entre o café e o almoço perdeu, em média, 7% de seu peso inicial. Quem não comia entre as duas refeições, no entanto, perdeu 11%.

O grupo não recomenda ficar sem comer entre as refeições como arma para o emagrecimento, porque, de fato, ficar muito tempo sem comida pode acabar sabotando os efeitos da dieta. McTiernan recomenda apenas que os lanches sejam feitos quando a pessoa está realmente com fome e apenas com alimentos saudáveis, como frutas.

A pesquisa vai ser publicada na edição de dezembro da revista médica “Journal of the American Dietetic Association”.
Imprimir