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Subaru revela a versão de produção do esportivo BRZ

Auto Esporte

Agora foi a vez da Subaru revelar o que levará como grande novidade ao Salão de Tóquio, que abre para a imprensa nesta quarta-feira (30), a versão de produção do cupê BRZ. Antes dela, a Toyota mostrou detalhes do esportivo compacto GT 86. Isso porque as duas empresas desenvolveram em conjunto o motor boxer que equipa os dois carros.

O propulsor 2.0 tem 200 cv de potência a 7.000 rpm e 20,9 kgfm de torque a 6.600 rpm, com injeção direta de combustível. O conjunto pode ter transmissão manual de seis velocidades ou automática, também de seis velocidades. Powertrain, design e o baixo peso dão ao compacto de quatro lugares uma boa relação peso-potência, isso porque a baixa inércia e o baixo centro de gravidade ajudam no desempenho.

O sistema inédito tem recursos separados para ambos os injetores duplos e porta de injeção direta, com uma alta taxa de compressão 12.5:1, aumentando a potência e torque em uma ampla gama de rotações do motor, sem sacrificar a eficiência de combustível e a redução de CO2.

Além do tipo de motor, ele foi colocado ainda mais baixo e mais perto do centro do chassi. Esses fatores contribuíram para um baixo centro de gravidade, assim como o do GT 86. “O BRZ é um divertido carro esporte que qualquer motorista pode desfrutar de condução com paz de espírito”, define a Subaru sobre o seu modelo.

Altura total do BRZ é de 1,3 m e tem um corpo largo e baixo de um cupê elegante em 1,77 m. No entanto, ele garante, segundo a montadora, espaço para quatro pessoas com amplo espaço.

Design
Em relação ao design, a proposta da Subaru foi garantir um carro divertido de dirigir sem perder o DNA da marca. Por isso, o desenho foi concebido para ser facilmente reconhecido como um carro Subaru.

O centro baixo de gravidade também permitiu um design baixo do capô de alumínio, que, juntamente com o para-choque dianteiro saliente, cria a sensação de esportividade. Além disso, faróis e grade inferior hexagonal seguem a nova assinatura da Subaru.

Já as cavas das rodas traseiras salientes por meio de contraste com a carroceria, realça o desenho da parte de trás do carro. A estética é combinada com a funcionalidade dos avanços da aerodinâmica por meio de áreas como a forma do pilar C, a inclinação do vidro traseiro e o desenho da tampa do porta-malas.

Os pneus são de 17 polegadas e combinados com rodas de alumínio de alta rigidez. Todos os modelos são equipados com controle eletrônico de estabilidade.

O volante é menor para garantir manobras mais “esportivas”. O conta-giros com velocímetro digital foi colocado no centro dos medidores para que o motorista possa ver instantaneamente informações, sem desviar a atenção da estrada. Bancos esportivos foram projetadas para manter o motorista e o passageiro confortáveis mesmo em posição baixa para coincidir com o centro de gravidade.

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