Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Amazônia perde 385,5 km2 de floresta; 25% em Mato Grosso

Da redação - Renê Dióz

Mato Grosso foi responsável por 98 km2 dos 385,5 km2 de área desmatada da floresta amazônica no mês de outubro, uma participação de 25% dentre os estados da Amazônia Legal, segundo divulgou nesta terça-feira (29) o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O Estado figura como o terceiro maior desmatador no período, atrás apenas de Rondônia (128,5 km2) e Pará (119 km2), segundo constatou o Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), que utiliza satélites para monitorar a floresta e produzir dados mensais. A visualização da região foi prejudicada em outubro
em 17% por conta de nuvens.

A contagem do Deter é mensal e leva em consideração apenas áreas maiores de 25 hectares, com o propósito de apenas orientar a fiscalização ambiental. Além do corte raso (desmatamento total), o sistema registra a degradação progressiva da floresta.

Já a taxa anual de desmate é calculada pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes). Mais preciso, o Prodes avalia áreas menores. Em 2010, a taxa anual foi de 7 mil km².

A nova estimativa de desmatamento anual, com dados para o período entre agosto de 2010 e julho de 2011, deve ser divulgada nas próximas semanas.

Com informações da Agência Brasil
Imprimir