Imprimir

Notícias / Mundo

Exército paquistanês mata 50 talebans em ofensiva

Folha Online

Ao menos 50 membros do grupo fundamentalista islâmico do Taleban --deposto em 2001 no país-- morreram nesta quarta-feira durante confronto com o Exército do Paquistão no distrito de Buner, no norte do país, afirmou o porta-voz militar, Athar Abbas. Desde o último domingo, o governo realiza uma operação com o objetivo de tomar o controle de regiões fronteiriças com o Afeganistão. Não há informações sobre civis mortos.

Paquistaneses vão às ruas contra ofensiva militar que tem como alvo redutos do Taleban
Em entrevista coletiva concedida na cidade de Rawalpindi, Abbas afirmou que a ofensiva militar tem sido bem sucedida na região e que as forças paquistanesas recuperaram o controle da capital do distrito, Daggar, a quase 100 quilômetros de Islamabad.

O tenente-coronel Basir Haider afirmou que a ofensiva continua em diferentes pontos do distrito e recebe apoio de helicópteros militares, nos quais soldados saltam de paraquedas para alcançar posições elevadas. O Exército calcula que entre 450 e 500 insurgentes estão escondidos em distintas áreas de Buner, onde construíram trincheiras e bunkers ao redor das estradas.

Nesta terça-feira, o governo autorizou o envio de 30 mil soldados para a região noroeste do Paquistão. Nesta segunda-feira, membros do Taleban suspenderam as negociações de paz com o governo no Vale do Swat (noroeste do Paquistão) até o fim de uma ofensiva. O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, anunciou durante visita ao Paquistão, uma ajuda adicional de 10 milhões de libras (cerca de R$ 32 milhões) para o governo intensificar as ações de combate ao terrorismo.

A entrada dos insurgentes em Buner, em 2 de abril, representa uma "violação" do acordo de paz com os talebans, que desde então sequestraram e assassinaram policiais, além de construir bunker e trincheiras ao redor das estradas e recrutar novos insurgentes, disse Abbas.

Imprimir