Imprimir

Notícias / Política BR

Maia liga para Lula e comemora 'mais um metalúrgico' na Presidência

G1

Presidente em exercício da República, Marco Maia (PT-RS) telefonou na manhã desta sexta-feira (2) para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para brincar com o fato de que esta é "a segunda vez que um metalúrgico” assume o cargo mais alto do país, “ainda que interinamente”.

Segundo a assessoria de Maia, a conversa entre os dois, ambos ex-metalúrgicos, foi amistosa e em tom de brincadeira. O gaúcho foi dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e atuou no sindicalismo por 15 anos. Lula, por sua vez, presidiu o Sindicato de Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema na década de 70.

Lula teria dito ao presidente em exercício que “está bem” em relação ao tratamento que está fazendo contra um câncer na laringe. No último dia 22, Lula concluiu a segunda etapa da quimioterapia e atualmente descansa em sua casa em São Bernardo do Campo.

Maia chegou a visitar o ex-presidente em sua casa depois da primeira etapa da quimioterapia, no início do mês passado, ao lado do presidente do Senado, José Sarney.

Terceiro na linha sucessória, Maia assumiu a Presidência no início da tarde desta quinta-feira (1º) depois que Dilma Rousseff embarcou em viagem oficial para a Venezuela. O vice-presidente, Michel Temer, cumpre agenda nos Estados Unidos e deve retornar ao país na manhã deste sábado (3), quando retoma o cargo.

Segundo a assessoria de Marco Maia, ele preferiu não utilizar a mesa de trabalho de Dilma nem mesmo sentou na cadeira presidencial. Maia está recebendo visitas e fazendo reuniões na antessala do gabinete. “Maia só está de passagem”, informou um assessor, que disse ainda que, além do presidente, outros cinco assessores o acompanham no Palácio. “Não viemos de mala e cuia”.

Gaúchos
Os gaúchos preencheram grande parte da agenda de Maia desde que ele assumiu o cargo mais importante da República. A transmissão de cargo com a presidente Dilma Rousseff ocorreu por volta das 13h nesta quinta-feira (1º). Na tarde de quinta, ele recebeu no gabinete presidencial uma comitiva de oito prefeitos do Rio Grande do Sul.

Na agenda desta sexta-feira, há diversos outros encontros com políticos gaúchos. Às 15h está prevista a visita de mais 15 prefeitos da região de Alto Uruguai, no Rio Grande do Sul. Pela manhã, Maia recebeu o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Adão Villaverde, e está prevista para a tarde a visita do deputado estadual Altemir Tortelli (PT-RS).

Imprimir