Imprimir

Notícias / Economia

BC corta a taxa Selic em 1 ponto, para 10,25% ao ano

AGestado

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu hoje reduzir a taxa Selic em 1 ponto porcentual, para 10,25% ao ano. É o menor nível da série histórica, em termos nominais, da taxa básica de juros no País. Na reunião anterior, em março, o corte havia sido mais agressivo, de 1,5 ponto porcentual, e em janeiro a Selic caiu 1 ponto porcentual. Neste ano, portanto, o juro básico já acumula uma redução de 3,5 pontos porcentuais.

A decisão do Copom sobre os juros ficou dentro da previsão da maioria dos analistas consultados pela Agência Estado: 45 de um total de 57 analistas apostavam na redução de um ponto porcentual. Na última pesquisa Focus com projeções de mercado, divulgada na segunda-feira pelo BC, as instituições financeiras já previam o corte da Selic para 10,25% ao ano. Para o fim de 2009, a estimativa dos analistas era de que o juro deve chegar a 9,25% anuais.

Para boa parte dos economistas consultados, o ciclo de cortes nos juros iniciado pelo Banco Central em janeiro deve chegar ao fim entre junho e julho, quando acontecem as duas reuniões seguintes do Copom ao encontro de hoje. Desta maneira, a Selic passaria por um novo período de congelamento até dezembro. Segundo os analistas, seria o momento de o BC avaliar justamente se o período extraordinário de significativo afrouxamento da política monetária trouxe o efeito necessário para a recuperação da atividade econômica do País. Tudo isso, com a esperança de que não serão vistos danos no foco principal da equipe de Henrique Meirelles: o cumprimento da meta de inflação.

O Copom voltará a se reunir para decidir sobre a taxa básica de juros nos dias 9 e 10 de junho deste ano. A ata da reunião de hoje será divulgada pelo Banco Central na quinta-feira da próxima semana (dia 7 de maio).
Imprimir