Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Toyota estuda oferecer outros compactos no Brasil

Auto Esporte

O compacto que a Toyota produzirá na nova fábrica que está sendo construída em Sorocaba (SP) poderá não ser o único do portfólio da marca no Brasil. A montadora estuda introduzir outros modelos de entrada após consolidar essa primeira fase com a estreia do carro baseado no indiano Etios, diz o diretor da divisão de América Latina e Caribe, Eiichi Tomizawa.

Mas mesmo sobre o modelo já confirmado é feito mistério e nem o nome a ser adotado no país está definido. O executivo confirma que o carro, esperado para o segundo semestre do ano que vem, sofrerá diversas mudanças em relação ao da Índia, mas não entra em detalhes sobre quais seriam, reservando-se apenas a citar o motor flex. "Se não for [bicombustível], o brasileiro não vai querer", observa. A versão indiana, lançada em junho passado, é equipada com motor 1.5 a gasolina ou 1.4 diesel, recém-incorporado à linha, e tem câmbio manual de cinco velocidades.

Tomizawa também evita posicionar o compacto dentro das subcategorias existentes, ao ser questionado se o "Etios brasileiro" vai concorrer diretamente com o Volkswagen Gol, considerado de entrada, ou com o Fox, um hatch pequeno: "Ainda não sabemos para que direção irá".

Com capacidade para produzir 700 mil carros ao ano, a fábrica de Sorocaba será a segunda da Toyota no país - a montadora japonesa tem outra em Indaiatuba (SP), onde fabrica o Corolla, sua maior vitirine no Brasil e que nesse mercado passa longe de ser um carro de entrada. Com o compacto, desenvolvido para países emergentes, a empresa é desafiada a atrair um público que ainda não tem. "Não é nem questão de ser um cliente que compra carros que custam menos [que os da atual linha da Toyota no Brasil]", diz Tomizawa. "Nós precisamos nos aproximar de consumidores com outros perfis, como o jovem, a família recém-formada."

A Toyota possui 1,97% de participação no mercado, considerando o acumulado do ano em vendas, segundo dados divulgados na última quinta-feira (1º) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Novo Camry vem em 2012
O executivo confirmou que o novo Camry, lançado em agosto passado nos Estados Unidos, também será vendido no Brasil no ano que vem. A data não foi informada, mas Tomizawa afirma que o cronograma de lançamentos está atrasado devido a problemas com o fornecimento de peças após as enchentes da Tailândia. Além do Camry, a Toyota também importará o híbrido Prius em 2012.

Imprimir