Imprimir

Notícias / Variedades

Desfile de roupas ecológicas acontece na capital

Da Redação - LP

Na próxima segunda-feira (05), às 17 horas, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho inaugura a Central de Recebimento de Resíduos da Sema. A Central irá funcionar no anexo da secretaria e será utilizada para o recolhimento e posterior destinação adequada dos materiais.

A coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos da Sema, Solange Cruz explicou que a iniciativa da Coordenadoria de Gestão de Resíduos Sólidos, da Superintendência de Infraestrutura, Mineração, Industria e Serviços (Suimis), tem por objetivo “conhecer e caracterizar os resíduos gerados pelo órgão, a fim de subsidiar uma Política de Gestão desses resíduos”.

A idéia é de que a iniciativa sirva de exemplo de gerenciamento de resíduos e que possibilite a definição de estratégias para minimizar a geração de resíduos e, ao mesmo tempo, estimule a reutilização, reciclagem e destinação final adequadas, promovendo a inclusão social, já que envolverá também as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Esse trabalho também disponibilizará dados para pesquisas e desenvolvimento tecnológico.

A agente de Meio Ambiente da Sema, Nilma Taques, responsável pela organização do evento de inauguração, falou sobre a programação que inclui um desfile show, com roupas ecologicamente corretas, da empresária e estilista Claudia Fagotti, sob o comando do produtor de moda Edson Guilherme. “A decoração terá como tema a Arte na Reciclagem, com peças da artista plástica Lêda Maira”. Destaca, ainda, que esse trabalho deverá sensibilizar a comunidade de servidores da Sema para o engajamento e aderência ao comportamento mais conservacionista dos recursos naturais.

Em relação ao desfile, serão apresentadas peças produzidas pela estilista Cláudia Fagotti, conhecida no Brasil e no exterior pela criação e produção de roupas e acessórios a base de algodão cru com um estilo conceitual que alia inovação, beleza e leveza. O trabalho da estilista revela a cultura produtiva do estado de Mato Grosso, o algodão, e valoriza as possibilidades de crescimento com base no respeito ao meio ambiente e na geração de renda.

A coordenadora Solange Cruz enfatiza que “esse é um exemplo da perseverança técnica da Sema, exemplificada no trabalho desenvolvido pela agente de Meio Ambiente, Nilma Taques, para organização do evento e implantação da Central de recebimento de resíduos do órgão”.
Imprimir