Imprimir

Notícias / Política BR

Assembleia de MT assina convênio para transmissão da Rádio Câmara

De Brasília - Vinícius Tavares

A Rádio Câmara assina nesta terça-feira (6/12)) convênio com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso para expansão do sinal da emissora para Cuiabá. O acordo é o segundo firmado pela emissora neste ano. O primeiro foi celebrado em setembro com o município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Como Cuiabá já recebe o sinal da Rádio Senado, a capital passará a contar com as duas principais emissoras do Poder Legislativo no país.

O acordo inclui ainda a transmissão da TV Câmara com sinal digital, além de duas horas diárias para veiculação de programação local da Assembleia Legislativa em Cuiabá. O Superintendente da TV e da Rádio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Wanderlei Oliveira, afirma que o acordo faz parte do processo de construção de uma rede legislativa nacional.

Atualmente, a programação completa da Rádio Câmara é sintonizada apenas no Distrito Federal e nas cidades do entorno. As demais cidades do país podem acompanhar as notícias, campanhas, reportagens especiais e programas culturais por meio da internet. Além disso, mais de 1,8 mil rádios reproduzem parte do material produzido pela rádio Câmara gratuitamente.

O gerente do Projeto Estratégico 'Novas Emissoras' da Rádio Câmara, Jairo Ribeiro, disse que a assinatura do acordo representa também a ampliação de serviços ao cidadão com economia para os cofres públicos.

"O interesse nesses acordos operacionais é promover uma utilização mais criteriosa dos recursos públicos. Nós fazemos uma prospecção para verificar onde existem estruturas públicas, com torres de transmissão, com prédios, para a Câmara não precisar investir na parte física, ou seja, construir prédios, adquirir áreas, levantar torres", explicou.

A presidente em exercício da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), que é radialista, afirma que o convênio entre a Câmara e a TV e Rádio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso terá um impacto positivo na participação popular no processo legislativo.

"A vida do Brasil está posta dentro desta Casa e todos os assuntos que por aqui tramitam são de interesse da população. Então para o Mato Grosso e, posteriormente, para outros estados, a informação será muito importante."

Já existe um pedido de expansão do sinal para todas as capitais brasileiras. Os próximos acordos vão viabilizar a expansão do sinal para Rio Branco (AC), São Luís (MA), Salvador (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Macapá (AP). (Com informações da Agência Câmara).
Imprimir