Imprimir

Notícias / Cidades

Universitários da capital estudam desenvolvimento de Rondonópolis

Da Assessoria/ Ascom Rondonopolis

Estudantes do segundo ano de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, em Cuiabá, vieram a Rondonópolis conhecer de perto o desenvolvimento socioeconômico da cidade que se destaca como pólo industrial gerador de emprego e renda. A aula especial no Palácio da Cidadania, contou com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Valdemir Castilho Soares – Biliu; o secretário-adjunto de Habitação, Paulo José Correia; e o gerente de departamento Odair Mendes Araújo.

Os universitários que vieram acompanhados do professor de Geografia, Cornélio Silvano Vilarinho Neto, estavam interessados em informações sobre as regras do Plano Diretor, o plano de desenvolvimento, os incentivos oferecidos aos investidores e as políticas ambientais e sociais, como a destinação do lixo e o sistema de transporte coletivo. Biliu falou do crescimento da cidade que recebeu cerca de três mil empresas de pequeno, médio e grande porte, nos últimos três anos.

O secretário destacou também o investimento feito em qualificação profissional para garantir que as pessoas da comunidade consigam assegurar espaço no mercado de trabalho, diante das oportunidades que chegam com a instalação de indústrias e empresas comerciais e de serviços. Paulo José Correia falou do Programa de Habitação Popular que deve oferecer moradia para cerca de seis mil famílias até o final de 2012.

Odair José destacou a importância da cidade de sair na frente, como a primeira do Estado a criar a pasta de Ciência e tecnologia e enumerou a série de cursos de qualificação profissional que vão beneficiar milhares de pessoas nos próximos, graças a parcerias feitas com o Governo Federal e o Governo do Estado.

Nesta terça-feira, os alunos visitam pontos estratégicos da cidade para avaliar o perfil arquitetônico de Rondonópolis. A turma coordenada pelo professor Cornélio Neto deve conhecer também o sistema de produção da Cervejaria Petrópolis, no Distrito Industrial Augusto Bortoli Rasia, na saída para Campo Grande (MS).
Imprimir