Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Manifestantes prós e contras são barrados no Congresso Nacional

De Brasília - Vinícius Tavares

Um grupo formado por cerca de 300 pequenos agricultores vindos de Goiás e da Bahia tentaram entrar nas dependências do Senado Federal para acompanhar a votação do Código Florestal, mas foram impedidos pela segurança da Casa com o apoio da Polícia Militar.

Organizados pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), os produtores se concentraram em um dos gramados em frente ao Congresso Nacional e por volta das 16h30 (horário de Brasília), começou a deslocar-se para o Senado.

Vestidos com camisetas brancas e empunhando cartazes favoráveis à aprovação da matéria, os agricultores pedem a regularização da atividade agrícola e o fim da insegurança jurídica em relação às áreas consolidadas.

Também do lado de fora do edifício do Congresso Nacional ficaram um grupo de 50 estudantes ligados à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que fizeram uma bem humorada manifestação contra o Código Florestal. Com faixas pedindo à presidente Dilma que vete a matéria e vestidos de palhaços, eles também foram impedidos pela segurança da Casa.

Enquanto isso, nos corredores do Senado a mobilização e o lobby são grandes. A votação mobiliza senadores e representantes de entidades ligadas aos produtores rurais e ambientalistas estão presentes para pressionar os parlamentares.

No plenário, porém, senadores não se entendem. Eles discutem a inversão de pauta para a aprovação da DRU (Desvinculação dos Recursos da União) antes do Código Florestal. A noite promete ser longa em Brasília.
Imprimir