Imprimir

Notícias / Política BR

Deputado apóia inclusão da Bolívia e Chile no Mercosul

De Brasília - Vinícius Tavares

A inclusão da Bolívia e do Chile no bloco econômico do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e o fortalecimento do bloco econômico com a participação de todos os países da América do Sul foram alguns dos assuntos que polarizaram as discussões durante reunião do Parlamento do Mercosul, realizado em Montevidéu, no Uruguai, no início desta semana.

A informação foi passada pelo deputado federal Júlio Campos (DEM/MT), que participou dessa viagem oficial e fez uma avaliação positiva da missão depois de retoirnar à Brasília. Antes de embarcar para Cuiabá, ele avaliou que esse é o momento oportuno para que os países da América do Sul unam-se para se fortalecer como um bloco.

“O velho mundo está passando por uma crise tempestuosa, enquanto que a América do Sul, até o momento, tem ficado de fora deste contexto de crise vivenciado”, avalia Júlio Campos.

Outro assunto importante e apoiado por todos os parlamentares das representações dos países que compõem o Parlasul foi a Carta de Afirmação de que o Parlasul tem todas as condições de ser um grande fórum de discussão e fortalecimento desse bloco econômico.

Na sessão plenária também foi aprovada uma declaração de apoio à República do Uruguai contra as declarações do presidente francês, Nicolas Sarkozy, de que o país é um “paraíso fiscal”.

“O Uruguai tem leis tão rigorosas quanto o arcabouço legal que regulamenta a área financeira-econômica no Brasil, na Argentina e em outros países”, observou.

Segundo Júlio Campos, o encontro foi muito válido. A próxima reunião ocorre no ano que vem e poderá contar com a participação de todos os colegas argentinos. (Com informações da assessoria de imprensa do deputado Júlio Campos).
Imprimir