Imprimir

Notícias / Brasil

Desembargador diz que desocupação de terra indígena será feita sem violência

ABr

 Em uma reunião com representantes de órgãos federais, o presidente do Tribunal Regional da 1ª Região, desembargador Jirair Meguerian, acertou hoje (30) os últimos detalhes para a desocupação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol pelos não-índios. O prazo dado pela Justiça para a saída pacífica termina nesta quinta-feira.

“Se não houver resistência violenta, não será utilizada a violência em nenhuma hipótese”, afirmou o desembargador.

Meguerian informou que conduzirá pessoalmente a retirada de dois pecuaristas idosos – Lawrence Hart e Adolfo Esbell – que passaram a vida na região e se recusam a deixar a área. “Amanhã, se ainda estiverem lá, vou visitar as famílias, conversar com eles, expor a situação e tentar persuadi-los a se retirarem pacificamente.”

Quanto aos produtores de arroz, que prometem ficar nas fazendas, Meguerian disse que eles terão de deixar a área impreterivelmente amanhã (1º). ”A Conab [Companhia Nacional de Abastecimento] vai ficar com a plantação, colher e indenizar, se for o caso. Amanhã darei início á execução forçada da sentença e as autoridades entrarão nas fazendas para ocupá-las”, afirmou.






Imprimir