Imprimir

Notícias / Economia

Bancos vão ser obrigados a ter estrutura para gerenciar risco de crédito

ABr

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou hoje (30) resolução que obriga as instituições financeiras a implementarem estruturas e criarem critérios para o gerenciamento de risco de crédito.

Segundo o chefe do Departamento de Normas do Banco Central , Amaro Gomes, a maioria dos bancos já tem unidades e sistemas de risco de crédito, mas a decisão de hoje obriga que todas observem critérios mínimos para a implementação de uma estrutura de gerenciamento do risco de crédito. “É o elemento mais importante do processo de intermediação financeira.”, disse

De acordo com norma do Banco Central, risco de crédito é a possibilidade de perdas associadas à inadimplência e à deterioração da qualidade do tomador. Isso obriga que “a estrutura de gerenciamento de risco de crédito seja identificada, controlada e mitigado os riscos associados à instituição e ao conglomerado financeiro ao qual está ligada”.

A diretoria das instituições financeiras também passam, segundo o normativo, a ter mais responsabilidade e envolvimento no gerenciamento do risco de crédito. O Banco Central espera desestimular políticas remuneratórias que incentivem a assunção de risco excessivo. As novas medidas devem ser adotadas ate outubro de 2010.

Imprimir