Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Escolha o carboidrato certo para emagrecer

R7

Se perder peso é o seu objetivo, fique atento a essas dicas. Não vá descartando os alimentos conhecidos como ‘vilões da dieta’ sem acompanhamento médico, pois os prejuízos podem ser enormes.

Retirar o carboidrato da sua alimentação é um erro grave, já que o ele é fonte primária de energia e quando não ingerimos as quantidades necessárias, acarretamos sérios prejuízos a nossa saúde, como maior cansaço, menor rendimento no trabalho, exaustão e estresse.

O que se deve fazer na hora da dieta é escolher o carboidrato certo. Eles são divididos em dois grupos, os simples e os complexos. A nutricionista da Unifesp, Deborah Masquio, explica melhor essas diferenças.



Galeria: Sensação de saciedade sem comer além da conta. Saiba como!

- Os carboidratos simples são mais facilmente digeridos pelo nosso organismo. Por favorecer o aumento e em seguida a redução nos níveis de insulina, os alimentos fontes de carboidratos simples conferem menor tempo de saciedade, ou seja, nos sentimos saciados por menos tempo, facilitando uma maior ingestão alimentar e, consequentemente, o ganho de peso. Já os carboidratos complexos são digeridos mais lentamente, portanto a glicemia não sofre grandes oscilações em um curto espaço de tempo. Por este motivo, garantem saciedade mais prolongada.

Os carboidratos simples são encontrados geralmente nos doces, refrigerantes, sorvetes, mel, chocolates e açúcar de adição. Por outro lado, são fontes de carboidratos complexos os alimentos integrais, batata, milho, mandioca, feijão, lentilha, aveia e grãos em gerais.

A necessidade diária de carboidratos é de aproximadamente 45 a 60% da necessidade energética de um dia. Desse modo, é necessário combinar esse grupo alimentar com as proteínas, as frutas, as hortaliças e os vegetais, como explica a nutricionista Deborah.

- O carboidrato não deve ser substituído nas refeições, e sim acompanhado dos demais macronutrientes. A associação de uma porção de alimento fonte de carboidrato complexo (pão integral ou arroz integral), com um alimento fonte de proteína (carnes em geral, de preferência carnes magras e sem gordura) e vegetais folhosos é uma excelente opção para se realizar uma refeição saudável com grande poder de saciedade.

Deborah ainda completou dizendo que devemos desmistificar a ideia de que comer carboidrato engorda. O que engorda é o excesso de sua ingestão e a qualidade inadequada. Por isso é tão importante o planejamento de uma dieta balanceada e equilibrada, priorizando um prato de arroz integral e feijão a uma macarronada.
Imprimir