Imprimir

Notícias / Educação

Governo anuncia inscrição para 12,5 mil bolsas de graduação no exterior

Da Assessoria

O governo federal anunciou nesta terça-feira (13) a abertura das inscrições para 12,5 mil bolsas de graduação em seis países diferentes. Em cerimônia sobre a regulamentação do Ciência sem fronteira, que visa incentivar brasileiros a estudarem no exterior, a presidente Dilma Rousseff lançou o edital para as inscrições.

Este é o segundo edital do Ciência sem fronteiras, já anunciado pela presidente em julho, e que prevê 100 mil bolsas até 2014, das quais 75 mil financiadas pelo governo e 25 mil pela iniciativa privada.

Os interessados poderão se candidatar a bolsas por meio de chamadas públicas, coordenadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). As inscrições começam nesta terça-feira (13) e vão até 15 de janeiro de 2012. O início das atividades docentes será entre agosto e setembro de 2012.

As bolsas são para graduação na modalidade sanduíche em instituições de ensino superior dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e França. No caso do Canadá, serão oferecidas 500 vagas para o curso tecnólogo sanduíche (parte no Brasil e parte no exterior), voltado para estudantes de instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que terão oportunidade de estagiar naquela país.

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que coordena o programa, a previsão é que, a partir de março de 2012, os estudantes selecionados estejam nos países para os quais se candidataram a fim de iniciarem curso de idioma.

O ministro Aloizio Mercadante disse que, a pedido da presidente Dilma, os alunos selecionados poderão fazer três meses de curso do idioma do país de destino antes de embarcar e outros seis meses de estágio na língua já fora do Brasil.

“Serão ainda de 6 a 8 meses de cursos preparatório – a depender da complexidade da língua - antes do curso docente para aprendizado da língua daquele país”, explicou o ministro.

Primeira chamada
Nesta terça-feira, a presidente anunciou os 1500 selecionados na primeira chamada pública – lançada em agosto de 2010 - que cursarão graduação nos EUA. Destes, 841 embarcam em janeiro de 2012 e, os demais, em julho de 2012.
Imprimir