Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Leitão quer fim da pressão sobre produtores com votação imediata

De Brasília - Vinícius Tavares

O deputado federal Nilson leitão (PSDB/MT) defende a aprovação ainda neste ano do projeto de lei da Câmara (PLC) 30/2011 que atualiza o Código Florestal. Segundo ele, a Lei atual é prejudicial a Mato Grosso. Ele critica a pressão psicológica e emocional a que são submetidos os produtores de Mato Grosso em razão dos abusos cometidos pelos órgãos ambientais em operações contra o desmatamento.

"Os produtores de Mato Grosso não aguentam mais a pressão dos órgãos ambientais que ocorrem nos útimos dez ou doze anos. Estas operações provocam desemprego e uma verdadeira tragédia na economia. Como está não há a possibilidade de continuar", ponderou.

De acordo com o parlamentar mato grossense, o Código Florestal trouxe esperança enorme aos produtores de todo o país. Ele lembra que o relator do Código Florestal na Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP), tem sido homenageado em todas as câmaras de vereadores por sua postura nacionalista.

Leitão observou que, de fato, há divergência no mérito da proposta, mas pediu um esforço de cada parlamentar para aprovar o texto ainda nesta semana, nem que seja "varando a noite toda analisando o texto".

O deputado, em sua participação na reunião da Comissão de Agricultura da Câmara, destinada a comparar os textos da Câmara e do Senado, não descarta a existência de interesses multinacionais contrários. Por conta disso, ele defendeu a supressão de alguns artigos da versão mais atual do projeto para tirar da ilegalidade aproximadamente quatro milhões de produtores. "Sou a favor de que [se] vote neste ano", ressaltou.
Imprimir