Imprimir

Notícias / Política MT

Leitão defende aceleração na votação do código florestal

Da Assessoria/ Dep. Nilson Leitão

O deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) defendeu nesta terça-feira,13, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural a votação do Novo Código Florestal na Câmara dos deputados ainda este ano. Com 26 emendas acatadas e 56 rejeitadas, o texto-base aprovado no Senado voltou para a Câmara onde sofrerá novas mudanças para passar pela votação na casa.

Segundo Nilson, a falta de uma lei rígida faz com que o Mato Grosso e outros estados sofram uma grande quantidade de operações da Policia Federal junto com a Guarda Nacional e o Exército. “O medo, que tomou conta de Estados como o nosso, é de que venham mais operações com pressões psicológicas e emocionais em cima desses produtores”, diz.

A falta de um direcionamento sobre os deveres e obrigações dos produtores faz com que exista uma contradição sobre o avanço e as responsabilidades do estado de Mato Grosso. Para o deputado é preciso que as polêmicas acabem: “Vivemos uma controvérsia enorme. Na primeira pagina dos jornais aparece o estado como o campeão de produção de grãos, que equilibra a balança comercial e gera emprego fazendo com que a riqueza no Brasil aumente. Na segunda pagina vem a contradição dizendo que é um estado praticamente de bandidos”.

Ainda em plenário leitão defendeu que a votação deve ser feita o mais rápido possível devido a importância das mudanças no código. “Com esse texto novo aprovado será possível tirar da ilegalidade mais de quatro milhões de produtores, grande parte que está na região da Amazônia e também precisa trabalhar. Sou a favor de que vote esse ano para que no ano que vem, como presente de natal, possamos esquecer esses 13 ou 14 anos de sofrimento vividos na insegurança política. Queremos ter essa segurança e tranquilidade para produzir com qualidade para o Brasil”.
Imprimir