Imprimir

Notícias / Política BR

Ministério unifica cartões e dados de benefícios no Centro-Oeste

De Brasília - Vinícius Tavares

Os cartões de benefícios sociais dos estados da região centro-oeste e os cadastros dos beneficiados nos três estados e no Distrito Federal estão sendo unificados. A medida foi anunciada pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Teresa Campello, durante apresentação do balanço dos seis meses do Plano Brasil Sem Miséria e e assinatura do Pacto Contra a Miséria no Centro-Oeste .

O ato ocorreu nesta sexta-feira (16/12) no Palácio do Planalto, em Brasília, durante evento que contou com a participação do governador Silval Babosa (PMDB), dos chefes do Executivo do Distrito Federal, de Goiás e de Mato Grosso do Sul, além de ministros e autordades federais.

A secretária estadual do Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, e o secretário adjunto, José Rocha Rodrigues, também prestigiaram o evento. A partir de agora o Ministério trabalha com um único cadastro de benefícios para os programas sociais, o que vai facilitar a localização do público alvo dos programas sociais e o controle para evitar fraudes.

Segundo dados apresentados pela ministra, dos 16 milhões de habitantes da região centro-oeste, 3,4% são considerados extremamente pobres e são a prioridade dos governos estaduais e federal.

"Nosso foco é trabalhar para melhorar a vida de aproximadamente 597 mil famílias que vivem em situção de extrema pobreza. Até 2014 pretendemos tirar desta situação mais de 3 milhões de pessoas em todo o Brasil", prometeu a ministra.

Também foram apresentados pela ministra dados sobre as ações complementares envolvidas no Plano Brasil sem Miséria. Ações nas áreas da educação, da saúde e na área da agricultura familiar fazem parte de um amplo programa de inclusão social e combate à extrema pobreza.
Imprimir