Imprimir

Notícias / Política BR

Silval entrega a Dilma Plano MT Sem Miséria e destaca ações do Estado

De Brasília - Vinícius Tavares

O governador Silval Barbosa (PMDB) presenteou a presidente Dilma Rousseff (PT) com uma camiseta alusiva ao Plano Mato Grosso Sem Miséria quando entregou-lhe o plano de enfrentamento à podreza no Estado. O governador participou, ao lado dos governadores e ministros, da cerimônia de assinatura do Pacto Centro-Oeste sem Miséria, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta sexta-feira (16/12).

O plano de enfrentamento à pobreza engloba diversas ações desenvolvidas pelo governo do Estado, entre elas o programa Panela Cheia, programa que prevê a transferência de renda, gerido pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social do Estado, e que pretende atender 170 mil famílias.

O governador lembrou que havia 640 mil pessoas abaixo da linha da pobreza no início do governo do atual senador Blairo Maggi (PR) e que este número, segundo dados do IBGE, baixou para 174 mil no ano passado.

"O Estado tirou 400 mil pessoas que estavam abaixo da linha da pobreza, sendo 90 mil no meio urbano e mais de 300 mil na área rural. Também aprimoramos um cadastro dos benefícios sociais e , em 2011, estamos tirando [mais] duas mil famílias em situação de extrema pobreza que habitam a região metropolitana", enumerou.

Silval Barbosa destacou ainda os benefícios resultantes do programa Luz para Todos, do governo federal, que atendeu 150 mil famílias. O governador também lembrou do programa do governo do Estado para compra de máquinas agrícolas para ajudar os 141 municípios do Estado a recuperar rodovias pelo interior.

Outra ação do governo do Estado, que mereceu destaque, foi a compra, em parceria com o Ministério da Educação, de 1,1 mil veículos para transporte escolar, além de um programa de assistência técnica cujo objetivo é a geração de renda para famílias produzirem e permanecerem no campo.

O chefe do executivo estadual também lembrou a criação de 15 consórcios de desenvolvimento para atender aos 141 municípios, "num trabalho feito com as prefeituras e as entidades de classe para atender as famílias em situação de extrema pobreza", salientou o peemedebista.
Imprimir