Imprimir

Notícias / Educação

UFF decide abandonar vestibular e adotar só o Enem a partir de 2013

G1

A Universidade Federal Fluminense (UFF) decidiu abandonar seu processo seletivo próprio e aderir integralmente ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação, que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para distribuir as vagas. A medida começa a valer a partir de 2013, considerando as notas das duas edições do Enem 2012. A primeira acontece em abril do ano que vem.

Segundo Neliton Ventura, coordenador do vestibular da UFF, a prova do próximo domingo (18), correspondente à segunda fase do processo seletivo 2012, será o último vestibular organizado pela instituição.

Neste ano, 80% das cerca de 9.500 vagas estão sendo disputadas através do vestibular tradicional.

O motivo da mudança, de acordo com ele, é facilitar o acesso de estudantes mais pobres à educação superior. "A UFF se engaja nesse movimento nacional de buscar democratizar o acesso ao ensino superior, em especial às federais", afirmou ao G1.

Ventura confirmou ainda que, além de migrar todas as vagas ao SiSU, a Federal Fluminense vai continuar com sua política de bonificação a candidatos oriundos de escola pública.

De acordo com ele, há cinco anos a instituição oferece um bônus de 20% na nota final de candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede municipal ou estadual de ensino. A medida vale para estudantes de qualquer estado.

O coordenador do vestibular da UFF afirmou que, desde o início do programa de bonificação, a porcentagem de estudantes da universidade oriundos de escola pública subiu de entre 12 e 15% para entre 25 e 30%. "Antes eles estavam principalmente estavam em cursos no interior ou os menos concorridos na sede da UFF", contou Ventura.

"Com a bonificação, os cursos mais concorridos foram os que ampliaram muito o número de estudantes [de escola pública]."

Entre as carreiras mais procuradas estão medicina, direito, odontologia e os cursos de engenharia.
Imprimir