Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Cirurgiões do ES operam de graça em mutirão contra o câncer de pele

G1

Centenas de pessoas foram operadas gratuitamente no mutirão para combater ao câncer de pele realizado neste neste sábado (17). Os pacientes atendidos foram selecionados na fila de espera dos hospitais públicos do espírito Santo. 70 médicos fizeram as cirurgias em 11 hospitais do estado.

Essa é a segunda vez que o mutirão é realizado no estado. O objetivo é atender cerca de 250 pacientes. O pedreiro Pedro Rogério esperou por muito tempo para retirar um tumor. "Isso me incomoda muito. Eu visto uma roupa e suja tudo, e como trabalho com construção, a situação estava piorando", disse.

O carpinteiro Francisco Ademar teve a oportunidade de retirar uma pinta do rosto. Por causa do trabalho, ele ficou muito exposto ao sol. Ele aprovou o mutirão. "A pinta começou pequena e foi aumentando. Aí o médico olhou e falou que precisava tirar", explicou o carpinteiro.

As cirurgias vão das mais simples às mais complexas. "Algumas são mais simples e outras precisam de um enxerto ou de fazer um retalho, que é uma cobertura mais sofisticada da lesão", explica o cirurgião plástico Ariosto Santos.

O movimento é de âmbito nacional. "Hoje, são cinco mil médicos atendendo em todo Brasil. Se cada um cirurgião operar um paciente, serão cinco mil pacientes beneficiados", afirma o médico José Renato Harb, que é o coordenador do mutirão no Espírito Santo.
Imprimir