Imprimir

Notícias / Brasil

Detentos de Itumbiara (GO) trabalham em horta para diminuir pena

G1

Detentos do Presídio Regional de Itumbiara diminuem um dia da pena a cada três dias trabalhados em uma horta cultivada no local. De acordo com o diretor da unidade, Weber de Paula, cinco presos são responsáveis por cuidar da plantação de pimenta, no qual, o produto final chega a ser vendidos em comércios do município, que normalmente às utilizam para fazer conserva. O dinheiro arrecadado com as vendas é direcionado à manutenção do presídio.

Em aproximadamente 70 pés de pimenta malagueta, bode e dedo de moça, que estão no período de safra, os detentos chegam colher cerca de 20 kg dos frutos por semana. “Com esse projeto pretendemos sustentar melhor a unidade, consequentemente, reeducando os presos à sociedade. O foco principal é a sustentabilidade e a ressocialização”, explica o diretor da unidade, Weber de Paula.

Além disso, ele ainda relata que o sistema de gotejamento reduz cerca de 30% o uso de água na a irrigação do solo. "Todo procedimento não tem uso de energia elétrica. Usamos canos com micro furos que evita o desperdício d’água no terreno inclinado. Isso também diminui a ocorrência de fungos na lavoura”, conclui.

Reeducação
O projeto iniciado há três meses em parceria com poder judiciário de Itumbiara tem contribuído com a recuperação de detentos como Josimar Vieira. “Eles dão pra gente a oportunidade pra gente ajudar o presídio e as pessoas que está aqui”, acredita o reeducando.

Já Samuel Molina, condenado a 34 anos de prisão por furtos e roubos, espera ansioso pela libertação no próximo mês de março. "Graças a Deus estou vencendo com muito esforço e trabalho. A penitenciaria me ofereceu boas oportunidades", relata o detento que será liberado por bom comportamento e pelos trabalhos realizados na horta. Ele teve a pena reduzida em sete anos.
Imprimir