Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Hortas comunitárias melhoram a alimentação de moradores de Pinhais

G1

Um projeto do Departamento de Agricultura de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, incentiva moradores a manter hortas comunitárias em suas casas. De acordo com o coordenador Ari Frozza, o objetivo é fazer com que as pessoas que se mudam para os centros urbanos não percam o hábito da produção de alimentos. “O foco do nosso trabalho é a segurança alimentar e nutricional”, diz.

O programa da prefeitura distribui fertilizantes e adubos orgânicos, para auxiliar no crescimento das plantas. Com isso, os moradores podem produzir alimentos mais saudáveis e sem o uso de agrotóxicos. Além do material para o cultivo, a cada dois meses, um técnico da prefeitura visita as casas para ajudar os moradores com dicas sobre o que pode melhorar a horta.

João da Silva, um dos moradores com horta comunitária, conta que já plantou diversos tipos de frutas e verduras em casa. “Tem melão, cebola, tomate, pepino, salsa”, conta ele, que explica também que tudo começa com a vontade de ver a planta crescer. Thereza, mulher de João, conta que agora tem salada todos os dias em casa, graças à horta que ela e o marido cultivam. “Ninguém consegue comer sem a saladinha. Tem que ter”, diz.

Para Inez Roth da Luz, a horta representa, ao mesmo tempo, economia e terapia. “Mexendo com a terra, eu até já parei de tomar o remédio de depressão. Quando eu estou bem estressada, eu já venho para cá”, revela a dona de casa. Para ela, mexer na terra faz com que ela saia da horta “com outra vida”.
Imprimir