Imprimir

Notícias / Brasil

Túnel Rebouças ganha câmeras capazes de informar ocorrências em tempo real

R7

O Túnel Rebouças, Inaugurado em 1967, recebeu 52 câmeras inteligentes nos dois sentidos ao longo dos seus 2.800 m. Com os novos equipamentos, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio será informado em tempo real de qualquer tipo de incidente, como acidentes e carros enguiçados.

A nova aquisição transforma o Rebouças, principal eixo de acesso entre o centro da cidade e a zona sul, no primeiro túnel urbano do Brasil a receber câmeras com essa tecnologia, e pretende melhorar a operação de trânsito além de permitir que os atendimentos dentro do local sejam mais rápidos por parte das equipes que operam nesta via.

O equipamento entrou em operação na última sexta-feira (16) ao custo total para a implantação de R$ 3 milhões.

Segundo a CET-Rio, o sistema consiste no monitoramento das duas galerias do túnel nos dois sentidos. As câmeras estão instaladas de 100 em 100 m de modo que não exista um ponto cego e que o túnel possa ser observado em qualquer trecho.

A qualquer ocorrência são gerados alarmes em tempo real, o que facilita o deslocamento das equipes de atendimento ao local. O sistema é capaz de detectar ocorrências diversas, entre as quais veículos parados, congestionamentos, presença de pedestres na pista, fumaça, fogo, queda de carga ou veículos trafegando na contramão.

A presidente da CET-Rio, Cláudia Secin, diz acreditar que o novo sistema vai permitir que as equipes realizem seu trablho de forma mais rápida e eficiente.

- O mais importante dessa tecnologia é que ela permite uma pronta resposta de nossas equipes em qualquer caso de anormalidade verificada no Rebouças, que é a principal ligação entre a zona sul e o centro e os bairros da zona norte. E esse pronto atendimento pode ser agilizado em cerca de 30%.

O sistema está instalado na base operacional da CET-Rio no Túnel Rebouças, mas comunica-se diretamente com o Centro de Operações Rio por meio de uma rede de fibra ótica.
Imprimir