Imprimir

Notícias / Brasil

Local impróprio para banho recebe maratona aquática em Osório, RS

G1

Um dos dois locais do litoral norte do Rio Grande do Sul considerados impróprios para banho, a Lagoa do Peixoto, em Osório, recebeu uma prova de maratona aquática neste domingo (18). Cerca de 180 nadadores participaram da 1ª etapa do Circuito Gaúcho de Maratonas Aquáticas, informaram os organizadores.

Na lagoa foram encontrados altos índices de coliformes fecais, de acordo o primeiro relatório de balneabilidade da temporada divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente no sábado (17), em Tramandaí. A foz do Rio Mampituba, em Torres, também foi considerada imprópria.

De acordo com o presidente da Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos (FGDA), Paulo Cidade, a entidade recebeu da prefeitura de Osório a garantia de que o local não representava riscos para a saúde dos nadadores. “Disseram que essa parte da lagoa onde a prova foi disputada não está poluída. A gente confiou na informação”, declarou.

Alguns nadadores, no entanto, optaram por não participar da competição. Foi o caso de Everton Barcelos Soares, 32 anos, que chegou a se deslocar de Porto Alegre até Osório, mas na última hora desistiu de competir. “Vi a notícia e resolvi não nadar. Não vou me arriscar na água poluída, mas muita gente nadou”, relatou o competidor da equipe de natação da ACM.

Imprimir