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Procon faz orientação para compras com garantia estendida

G1

 A época de compras do fim do ano traz um alerta para muitos consumidores: a compra de produtos com garantia estendida. Essa medida pode para evitar problemas e até prejuízos, mas o Procon orienta a ficar atento a todas as cláusulas do contrato.

Pelo Código de Defesa do Consumidor, os produtos não duráveis têm prazo de troca de 30 dias. Já as mercadorias consideradas duráveis, como os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, podem ser trocadas em até 90 dias. Além disso, o fabricante normalmente determina mais um período para reparos, a chamada garantia contratual.

Existe ainda uma novidade: a opção de garantia estendida, um complemento da garantia original de fábrica, regulamentada pela Susep - Superintendência de Seguros Privados. Essa alternativa é oferecida por uma seguradora e não pelo fabricante. Antes de assinar um contrato pela garantia estendida é fundamental ler todas as cláusulas observando o que é oferecido ao cliente se o produto apresentar problemas, já que em muitos casos a garantia prevê apenas o reparo e não a troca. Por isso, é preciso ler com muita calma e se surgir alguma dúvida, consultar os vendedores, como mostra a reportagem do TEM Notícias.

Um fiscal do Procon explica que algumas vezes a garantia é oferecida, mas o contrato só chega às mãos do consumidor quando ele já pagou pelo serviço. E algumas vezes, o cliente nem tem acesso ao conteúdo desse contrato. Como se trata de um seguro é possível pedir o cancelamento, mas pode haver custos administrativos. Ainda segundo o Procon, se o consumidor quiser cancelar o seguro terá que arcar com os custos administrativos.
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